Produção Audiovisual

Carreira

O profissional atua na produção de peças audiovisuais (som e imagem) em rádio, televisão, estúdios de cinema, produtoras audiovisuais, agências de publicidade e de comunicação integrada e em empresas que comercializam espaços comerciais e produtos audiovisuais. O perfil do produtor audiovisual apresenta conhecimentos multidisciplinares e habilidades convergentes à análise de situações para atuação nas etapas de pré-produção, produção e pós-produção, demonstrando capacidade para coordenar atividades relacionadas à captação, iluminação, fotografia, sonorização, edição e manipulação de áudio e vídeo, com atitude crítica e ética.

A sua formação permite que trabalhe como colaborador, prestador de serviços ou consultor.

Referência no mercado

A FIAMFAAM forma profissionais capacitados para a produção de peças audiovisuais e gestão de equipes na área. O curso reúne as atividades de criação, produção, direção, edição, difusão e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento, com aplicações em arte, rádio, TV, cinema, teatro, editoras, vídeo, fotografia, publicidade e produtos industriais. Todas essas atividades exigem criatividade e inovação – baseadas em critérios sociais, éticos, culturais e ambientais –, comunicando e informando em sintonia com as necessidades da empresa e do mercado.

O curso prepara os profissionais para trabalharem nos principais meios de comunicação de massa e em empresas de públicos segmentados que utilizam ferramentas de vídeo e de som em seus produtos ou serviços. Os estudantes são capacitados para trabalhar na concepção de produtos audiovisuais, coordenando e dirigindo atividades de captação de som e imagem, iluminação, fotografia, sonorização, edição e gestão da produção audiovisual.

Além disso, depois de formados, os alunos estarão aptos para fazer uma Pós-graduação caso desejarem continuar os seus estudos.

Programa inovador

O curso é dividido em módulos. A cada semestre os alunos completam uma certificação parcial, tornando-se prontos para atuarem em determinadas áreas. Ao todo são quatro módulos:

Fundamentos da Produção Audiovisual: por meio deste primeiro módulo, os alunos conhecem os princípios para a produção audiovisual, como História do Audiovisual, Gestão e Produção Executiva, Roteiros e Legislação.

Componentes e Estudos de Áudio e Imagem: neste segundo módulo são abordados os princípios que regem a relação entre a tecnologia e a linguagem do audiovisual, bem como os fundamentos da fotografia e da manipulação da imagem e do som, qualificando os discentes para produzirem mídias sonoras e imagéticas digitais e analógicas.

Componentes e Estudos de Vídeo: o terceiro módulo se concentra na análise, na compreensão e no desenvolvimento de produtos audiovisuais em vários suportes de mídia, incluindo os aspectos interativos e multimidiáticos do vídeo. O semestre tem por finalidade desenvolver competências para a direção, a produção e a manipulação do vídeo em seus diversos gêneros e formatos.

Composição da Produção Audiovisual: no quarto módulo são desenvolvidos os estudos da composição audiovisual, observando aspectos do planejamento mercadológico, da direção de arte e da construção de uma identidade visual para os projetos.

Foco na atualização constante

O conteúdo do curso é continuamente revisto pelos professores. Essa atualização constante garante que cada novo aluno formado esteja sempre pronto para entrar no mercado.

A profissão na prática

Neste curso não há estágio obrigatório. A cada módulo, os alunos avançam um pouco mais em sua formação profissional. As aulas misturam teoria e prática, preparando os futuros profissionais para os desafios que enfrentarão no mercado de trabalho. Para isso, eles deverão reservar algumas horas fora do período de aulas para os projetos e pesquisas que irão desenvolver no curso.