Jornalismo

multimediajournalism-photo.jpg

O curso de Jornalismo no FIAM-FAAM-Centro Universitário

Na sociedade globalizada, especialmente por conta dos rápidos progressos tecnológicos, a informação é indispensável. Na era digital, o mercado de trabalho dos jornalistas vive mudanças importantes, ao mesmo tempo em que se encontra cada vez mais amplo.

As mídias de massa como rádio e TV, somadas a jornais e revistas impressos, encontram na convergência para a Internet seu desafio e, também, inauguram com as tecnologias digitais um novo capítulo do fazer jornalístico e das comunicações. Os smartphones e tablets, por exemplo, indicam mais um momento importante: cada vez mais pessoas usam essas tecnologias digitais móveis para ler e compartilhar notícias.

Outra área do Jornalismo que continua a crescer fortemente é a comunicação organizacional. Empresas públicas e privadas, ONGs, sindicatos e diversas entidades se comunicam diretamente com a sociedade e entre si por meio de assessorias de imprensa, veículos institucionais, revistas customizadas, sites e blogs corporativos, entre outros.

A atividade jornalística inclui a apuração, a interpretação, o registro e a divulgação de informações contextualizadas adequadamente — sejam elas de interesse geral ou de um determinado setor ou cliente. O jornalista deve ser capaz de analisar criticamente essas informações e buscar aquelas que são mais importantes para a área e o propósito com que trabalha.

 Referência no mercado

O curso de Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário une tradição e reconhecimento do mercado de trabalho. Ele formou, ao longo dos anos, profissionais de destaque, que atuam em jornais, revistas, emissoras de rádio e de TV, sites e assessorias de comunicação.

 Programa inovador

O curso tem um corpo de professores altamente especializado, formado por Mestres e Doutores com experiência jornalística e profissionais do mercado. O programa valoriza os projetos organizados por parcerias e convênios que motivam os alunos. Destacam-se o programa de extensão curricular com a Rede Bandeirantes e a Cátedra de Jornalismo “Octávio Frias de Oliveira”, em parceria com o jornal Folha de S. Paulo.

 Foco nas exigências do mercado

O curso reúne os pontos indispensáveis para que todo aluno se torne um bom profissional de Jornalismo: o perfil multifacetado, adaptado ao novo milênio e à era digital; a formação humanística; e a prática laboratorial.

 A profissão na prática

Os alunos têm à sua disposição uma moderna infraestrutura formada por salas de computação e redação informatizada, além de estúdios e laboratórios aparelhados com equipamentos que usam tecnologias de ponta. Sua biblioteca permite o acesso às principais redes de informação online.

As disciplinas práticas desenvolvidas nos laboratórios estimulam as atividades do cotidiano profissional. Além da produção de telejornais e radiojornais, os alunos são estimulados ao crescimento intelectual e acadêmico por meio da Iniciação Científica e podem participar da monitoria na Agência Integrada de Comunicação. Monitores colocam as mãos na massa: cobrem eventos, criam matérias para rádio, TV e Internet e abraçam, assim, novas possibilidades de crescimento profissional.