Cursos de RP e PP organizam Feira de MKT

Redação AICom

Colaboração Maria Carolina e Verônica Andrade [1]

Entre os dias 8 e 18 de novembro os alunos do segundo semestre de Publicidade e Propaganda e quarto semestre de Relações Públicas realizaram a 14ª Edição da Feira de Marketing nos campi Liberdade e Morumbi nos períodos da manhã e noite.

O evento ocorre desde 2012 semestralmente como um trabalho prático da disciplina Fundamentos de Marketing e tem o objetivo colocar o aprendizado em prática. “O objetivo central da Feira de Marketing é fazer com que os alunos apliquem na prática o conteúdo programático da disciplina de Fundamentos de Marketing (Demanda, Análise de SWOT, Matriz BCG, Ciclo de Vida do Produto, Tipo, Segmento e Orientação de Mercado e Ambientes de Marketing)  com foco na análise de uma empresa/produto reais e o desenvolvimento do Mix de Marketing (4P´s)”, explica o professor do curso de Publicidade Fabio P. Souza.

ABRE DANILO
crédito: Arquivo pessoal Danilo Postinguel

A realização do projeto se dá no formato de feira com montagem de stand e banner, onde os alunos devem criar um espaço para apresentação do Mix de Marketing que seja interativo e gere uma experiência com o produto e/ou serviço apresentado. “Utilizamos a estratégia de live marketing para a apresentação e o tema central é o Mix de Marketing. Os alunos escolhem as empresas que irão analisar e como sugestão eles devem escolher as empresas entre as 150 melhores empresas relacionadas na pesquisa anual da revista Exame”, ressalta o professor Fábio.

Para os alunos organizar e participar de um evento como é esse é fundamental para a formação profissional. “Nós escolhemos o Brechó Monalisa que é de uma amiga minha que abriu a empresa desde 2018. Ele tem uma forte presença no Instagram com o endereço usemonalisa. Ela tem 1500 seguidores e vende e interage muito bem nessa plataforma, mas identificamos que quando ela precisa ir pra uma Feira ou exposição ela peca muito por falta de estrutura para expor seus trabalhos. Assim, desenvolvemos uma estrutura mais ecológica, sustentável para auxiliá-la. Criamos, por exemplo, uma arara de pvc para facilitar o transporte e a exposição. Realizar tudo isso foi muito importante porque ajudou a ter uma noção de como tudo funciona na prática. Todo o processo de fazer a pesquisa, a análise swat, olhar o mercado foram fundamentais”, diz o estudante do segundo semestre de Publicidade Douglas Evangelista.

O professor Danilo Postinguel dos cursos de RP e PP que orientou alguns trabalhos acredita que o grande diferencial da Feira de MKT do Centro Universitário FMU|FIAM-FAAM é o fato dos alunos realmente colocarem a mão na massa. “Nossos alunos não ficam apenas no planejamento no papel. Eles realmente dialogam entre o acadêmico/empírico e o profissional e executam. Existe realmente o planejamento, a realização e a avaliação. Não existe um cenário hipotético porque os alunos escolhem a empresa, identificam os problemas, pensam em como agir, realizam a feira e depois avaliam o que deu certo e errado. É bacana também porque percebemos a veia empreendedora dos nossos alunos”.

 

[1] Alunas do quinto semestre do curso de Jornalismo. Monitoras da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s