A reinvenção de um império

Completando 60 anos de história, a Mauricio de Sousa Produções mostra através do selo Graphic MSP o porquê de ser o principal estúdio de quadrinhos brasileiro

Por Leonardo César [1]

Edilaine Felix [2]

Imagine ter que se reinventar após 60 anos de sucesso. Você arriscaria seu império buscando novas maneiras de conversar com o seu público? Mauricio de Sousa tem mostrado nos últimos anos que a resposta para essa pergunta é sim. Criador de um dos maiores ícones pop do Brasil – a Turma da Mônica – o quadrinista tem revelado até hoje o seu poder de reinvenção e adaptação.

Além dos quadrinhos clássicos que todos conhecemos, o estúdio que tem como marco de início uma tirinha com os personagens Franjinha e Bidu, publicada na Folha da Manhã no dia 18 de julho de 1959, possui diversas variações de seus personagens. Lançada em 2008, a Turma da Mônica Jovem é sucesso de vendas até hoje e no mês de novembro chega às telas com uma aguardada animação. Além disso, são diversos licenciamentos e interações com personagens de outros universos. Porém, nada se compara ao selo Graphic MSP, que chegou para mudar a forma como as pessoas veem os personagens de Maurício.

O selo foi lançado em outubro de 2012 e conta com 24 volumes até o momento. Para Sidney Gusman, editor do selo, o objetivo principal da publicação é “resgatar o leitor que não estava mais com a MSP”. Sendo direcionada para o público jovem-adulto, o selo traz 4 novos volumes anualmente e as histórias reinventam os personagens e os colocam em contextos completamente novos.

“A escolha dos temas, autores e personagens é minha. Fico atento ao mercado e tenho uma ideia pré-definida – quantas HQ’s de aventura, fofinhas, contestação e emotivas. Fico sempre montando esse quebra-cabeça”, diz Gusman, ao mencionar o processo de escolha das histórias que serão lançadas.

dentro
Algumas das Graphic MSP, publicadas pela Panini Comics

O sucesso do selo Graphic MSP mostra a força que a marca Turma da Mônica possui dentro do país. A cada lançamento, diversos debates são lançados nas redes, mostrando a relevância dos assuntos abordados, dentre alguns, o assédio no trabalho, tema retratado na graphic “Tina – Respeito”, volume mais recente lançado pelo selo.

Vitor Cafaggi, um dos autores da trilogia Laços (primeira graphic com a Mônica) ressalta a importância do selo para o mercado de quadrinhos independente. “Foi uma oportunidade para nós mostrarmos nosso trabalho e nossa visão do mundo, nosso traço e como trabalhamos nossos personagens.”

O autor, que produziu a trilogia junto com sua irmã Lu Cafaggi, faz questão de mencionar o que o atraiu para o projeto e para o mercado de quadrinhos. “O leitor se identificar, se enxergar na história. Foi isso que me atraiu para os quadrinhos: a possibilidade de me enxergar num personagem, ver esse personagem superar os desafios dele e isso me dar força para superar os meus.”

No ano em que completa seis décadas de história, o estúdio se mostra mais relevante do que nunca. Além de continuar sendo campeão de vendas com as revistas clássicas, ano após ano, o selo graphic se mostra mais forte, ganhando reconhecimento em premiações e principalmente do público. Ainda mais marcante, o filme Turma da Mônica – Laços (baseado na graphic dos irmãos Cafaggi) levou mais de 2 milhões de pessoas aos cinemas e já tem continuação marcada para estrear em outubro do próximo ano.

Nos quadrinhos, a Turma da Mônica ganhou em Geração 12 sua primeira abordagem completamente em formato mangá, uma das paixões de Maurício. A cada lançamento, o quadrinista de 84 anos mostra que nunca é tarde para se reinventar, mesmo dentro de uma fábrica de sonhos e histórias como a Mauricio de Sousa Produções.

 

[1] Aluno do oitavo semestre do curso de Jornalismo. Estagiário da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s