A paixão pelo cinema e pela arte de ensinar

A professora Fabíola Tarapanoff do FMU-FIAM-FAMM Centro Universitário lança o livro “Jornalistas no Cinema” na 9º Semana da Comunicação

Por Henrique Kovalek [1]

Carla Tôzo [2]

Nos dias 24 e 25 de outubro, na 9º Semana da Comunicação, a professora Fabíola Tarapanoff, acompanhada dos monitores do NECULT, palestrou sobre o jornalismo e o cinema e as nuances que envolvem o tema. Foram mais de 50 filmes analisados e comentados, entre eles, os estereótipos da profissão jornalística retratados no cinema em várias décadas. “Nos anos 50, vemos jornalistas boêmios, com personalidades fortes, que escrevem o que pensam e nos anos 70, o jornalista é idealizado como herói”, comentou.

Nos encontros, os convidados também acompanharam filmes que abordam a objetividade e interferência dos fatos. “Vários filmes questionam a objetividade, como quando o jornalista passa o limite ético do envolvimento do projeto”, conta a professora que citou como exemplo o filme “Quase Famosos”, onde o personagem principal é um repórter que se envolve com a banda que está acompanhando para escrever um artigo.

A AICom conversou com a professora e escritora Fabíola Tarapanoff, que também realizou o lançamento do seu livro “Jornalistas no Cinema” na 9ª Semana da Animação. Ela nos conta sobre os processos de desenvolvimento do livro e analisa um pouco mais algumas obras cinemáticas.

FOTO 2 (1)

AICom: Como nasceu a ideia de criar o livro?

Fabíola Tarapanoff: Jornalistas no Cinema é uma ideia antiga. Quando eu estava na faculdade, li o livro da Chris Taberg, Jornalismo no Cinema e tive essa ideia de continuar e escrever sobre filmes dos anos 80, 90, 2000. Entender melhor como evoluiu a imagem do jornalista no cinema, como ela se desenvolveu. Esse trabalho é muito importante para mim, muito afetivo, eu vejo o amor dos alunos tanto pelo cinema, quanto pelo jornalismo. Quase 20 anos depois, desde a faculdade, estou realizando esse sonho.

AICom: Como se deu o processo e metodologias de pesquisa?

FT: Esse foi o meu projeto de doutorado que virou livro. Foram várias metodologias, levantamento bibliográfico em livros, sites, revistas e além disso, entrevistas e também um debate com os alunos. Eu via o que os alunos pensavam do jornalismo com base nos filmes.

AICom: Você é professora e escritora. Como conciliar o cronograma das aulas com a criação de um livro? Quais os obstáculos?

FT: Foi difícil. Esse livro demorou dois anos. É um projeto pessoal e paralelamente fui dando aula. Foram várias revisões do livro, deu muito trabalho. Conciliar os horários, preparar a aula, coordenar o Núcleo de Cultura, orientar TCCs.

FOTO 2 (2)

AICom: Sobre filmes que retratam jornalistas, existe alguma obra que incorpora o papel do profissional de forma equivocada? Em qual filme o jornalista é retratado de forma fiel?

FT: Um que brinca com os estereótipos, por ser uma comédia, é o filme O Âncora. Vai para o lado da caricatura. Um que se mostra muito fiel é o filme Intrigas de Estado, ele mostra a mudança do impresso para as novas tecnologias e pra mim, é uma aula de jornalismo.

AICom: Dos filmes que você analisa no seu livro, tem alguma obra que mais lhe marcou? Um personagem com que mais se identifica?

FT: Eu gosto muito de Todos os homens do presidente porque é uma homenagem ao jornalismo em si. É um filme romantizado, eles eram “heróis” no filme, mas é uma obra fiel. Me marcou muito. Também tem a Lois Lane. Queria ser como ela. Ela escrevia, era repórter, sofisticada, e namorava o Superman.

[1] Aluno do segundo semestre do curso de Jornalismo. Monitor da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s