Automatrônica apresenta aos alunos da FMU o início da 4º Revolução Industrial

Evento acadêmico dos cursos de Engenharia e Tecnologia da FMU teve como tema a Indústria 4.0 e a Robótica

                                                                                                                      Por Lívia Alves [1]

Edilaine Felix [2]

 

Já vivenciamos três revoluções industriais, que mudaram a forma de como pensamos e trabalhamos utilizando a mecânica, a elétrica e a automação. Agora, estamos na era da tecnologia e da informação, onde a inteligência artificial e a análise de dados são os grandes protagonistas da chamada Indústria 4.0, a 4° revolução industrial. Pensando nisso, a Faculdade de Engenharia e Tecnologia do Centro Universitário FMU realizou entre os dias 23 e 25 de outubro a 3° edição da Automatrônica, evento voltado para as áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação.

Neste ano, o tema do evento foi a Indústria 4.0 e Robótica, que representam as principais tendências para os próximos anos. A indústria 4.0 tem consegue uma produção mais eficiente, além de tornar a vida das pessoas mais confortável e, segundo Renê Teixeira, coordenador dos cursos de Engenharia e Tecnologia, se você possui sistemas mais inteligentes não é necessário trabalhar tanto, ou tão arduamente, para obter o mesmo resultado.

Os destaques do evento foram as palestras sobre Gêmeo Digital e Energia Solar Fotovoltaica, que ocorreram nos dias 23 e 24. Ministrada por Guilherme Almeida, da empresa Exsto, especializada no ensino profissional tecnologia, a palestra de abertura do evento teve como tema Gêmeo Digital.

“O Gêmeo Digital é um dos pilares mais importantes da indústria 4.0, porque hoje o mercado muda de uma forma muito rápida, então se você não se adaptar a essas mudanças, se você demorar demais para lançar um produto, você pode perder o time e acabar perdendo o mercado, simplesmente porque foi perdido muito tempo validando o projeto, por exemplo”, diz.

EVENTO_IMG_2815
Guilherme Almeida (crédito: Lívia Alves)

De acordo com Almeida o Gêmeo Digital é uma simulação que realiza a análise dos dados reais, antecipando resultados futuros. “Então o profissional que saber lidar com o Gêmeo Digital terá um caminho na indústria muito mais aberto.”

Feira

Além das palestras principais, a feira também contou com oficinas, nas quais professores trabalharam junto com alunos nos componentes de automação e de robótica, colocando em prática alguns dos conceitos abordados no evento.

Pela primeira vez a Automatrônica realizou uma exposição com os trabalhos de conclusão de curso dos alunos. “Uma parte muito importante do curso é o trabalho de conclusão de curso. E tradicionalmente o TCC era algo que ficava entre o aluno e o seu orientador. Ninguém sabia o que acontecia e não tinha nenhuma contribuição efetiva para as pessoas, então nós resolvemos mudar esse modelo. Nós queremos mostrar para todos os alunos o que os alunos que estão lá no final estão fazendo”, declarou o coordenador do curso.

EVENTO_IMG_2852
Alunos participam da feira durante a Automatrônica (crédito: Lívia Alves)

Além disso, ao visitar a exposição, os alunos e professores eram convidados a avaliar os projetos e darem seus feedbacks, interagindo e trocando conhecimento com os alunos que estavam expondo seus trabalhos. “É uma feira que dá uma visibilidade muito grande. Não tem só o pessoal de elétrica, mas tem de automação e diversos outros cursos. É muito legal porque dá possibilidade de todo mundo conhecer”, afirmou Aline Camoezi, aluna do curso de Engenharia Elétrica.

O professor de engenharia e organizador do evento, Cesar Augusto Loureiro, explicou que a importância do tema do evento, a Indústria 4.0, se dá pelo fato de que o conceito está aflorando em todos os segmentos da sociedade, tornando-se inevitável não falar do assunto. E dessa forma, é possível mostrar aos alunos alguns caminhos a seguir no mercado.

 

[1] Aluna do oitavo semestre do curso de Jornalismo. Estagiária da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s