Necult traz palestra sobre “Mulheres na Literatura” e faz o segundo lançamento do livro Quem Muito Sente, Sente Muito, pela manhã na Semana da Comunicação do FIAM-FAAM

Safira Ferreira [1]

Carla Tôzo [2]

 

Entre os dias 21 e 25 de outubro o FIAM-FAAM realiza palestras, workshops e debates sobre diversos temas para todos os alunos do curso de Comunicação. E nesta terça-feira (22.10) pela manhã, a programação contou com uma palestra do NECULT (Núcleo de Estudos de Cultura), orientado pela professora Fabíola Tarapanoff, com o tema: “Mulheres na Literatura”. Abordagem sobre a vida, trajetória na escrita e obras renomadas de autoras como J. K. Rowling, Virginia Woolf, Jane Austen, Paula Pimenta, Emile Brontë, Agatha Christie, além do legado, aprendizado e marco que deixaram na literatura foram os temas discutidos. Para a professora Fabíola, o tema é importante por possuir a dimensão da produção literária feminina ao logo da história, visto que o ponto de vista masculino sempre esteve em evidência. É bom resgatar a importância dessas mulheres na construção literária.” E ela também acrescentou: “Eu fico muito feliz de ter realizado este evento, e ver tantas jovens envolvidas no projeto. Os alunos puderam pesquisar sobre as autoras quais tinham mais afinidade e trazer uma visão não só didática, mas também bastante particular sobre cada uma delas.”

Já para a aluna de Jornalismo e monitora do NECULT, Júlia Valentin, que também foi uma das palestrantes, a autora Clarice Lispector é a que mais lhe inspira: Aquela mulher era e sempre foi, pura poesia.” E também comenta sobre o exemplo que ambas lhes trazem “Exemplo de vivência, também de força e determinação para seguirem a vocação, a resistência de sentirem na pele o machismo e todos os obstáculos que possuíam, apenas por serem mulheres”

IMG-20191022-WA0098
crédito: Bianca de Moura

Outra aluna que falou da sua experiência foi Safira Ferreira do segundo semestre do curso de Jornalismo que escreveu o livro Quem Muito Sente, Sente Muito lançado em abril deste ano, pela Helvetia Éditions. “Gostei de apresentar e homenagear a Safira no final, fazendo essa surpresa para ela, pois acho importante mostrar que essa história tem continuidade, que não é algo apenas no passado, mas ela está sendo escrita hoje.”, ressaltou a professora Fabíola.

O NECULT ainda vai realizar na quinta-feira (24.10) a apresentação sobre Jornalistas no Cinema, além do lançamento do livro da professora Fabíola Tarapanoff chamado Jornalistas no Cinema, pela Editora Appris, logo após.

A 9ª Semana de Comunicação ocorre até o dia 25/10, nos campi Ana Rosa, Liberdade e Morumbi, nos períodos da manhã e da noite. Confira a programação completa no 9ª Semana da Comunicação.

[1] Aluna do segundo semestre do curso de Jornalismo. Monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s