Dicas que facilitam a sua vida na hora de aprender um novo idioma

Aprender um novo idioma enriquece o currículo e também ajuda a se conectar de forma mais aprofundada com outras culturas

Gabrieli Sales [1]

Edilaine Felix [2]

 

Basta olhar nos pré-requisitos de uma vaga de emprego para se deparar com a seguinte exigência: Falar um segundo ou terceiro idioma. Seja por conta da correria do dia-a-dia ou pela falta de grana, acabamos deixando o estudo de um novo idioma para depois e encaramos as consequências quando integramos o ambiente corporativo ou planejamos viajar para um país do exterior.

Aprender um novo idioma não só amplia as possibilidades de se conseguir uma boa vaga de emprego, enriquecendo o seu currículo, como também ajuda a se conectar de forma mais aprofundada com outras culturas, fazer novos amigos e se tornar independente de tradutores enquanto você visita um novo lugar.

Para facilitar a nossa vida na hora de aprender um novo idioma, existem vários métodos que ajudam na memorização e no entendimento das palavras e dialetos a serem estudados, além de diversos aplicativos para a prática gratuita (ou não) de idiomas que tomam pouco tempo do seu dia e mostram métodos eficientes.

  • Assistir filmes, séries e programas de TV no idioma que você está aprendendo ajuda a treinar o seu ouvido para decifrar a pronúncia das palavras e o ritmo utilizado pelos falantes dessa língua. Conforme você se sentir mais familiarizado(a) com o idioma, procure ativar as legendas no idioma que está estudando para poder memorizar mais facilmente a grafia correta das palavras ali faladas.

  • Ouvir músicas no idioma escolhido e conhecer as letras destas também contribuem para a memorização e entendimento de palavras de um idioma estrangeiro.

  • Procure assistir entrevistas na língua que está estudando, assim você poderá observar novos dialetos e sotaques diferentes, e conseguirá entender os falantes desse idioma mesmo quando eles pertencem a uma região diferente daquela que você costumava ouvir ao estudá-lo.

  • Converse com falantes nativos do idioma. Nada como a prática ativa para facilitar o aprendizado; nascemos sem ter um idioma predefinido, aprendemos a nossa língua nativa a partir do contato com outras pessoas que já a falam e, por isso esse método se mostra bastante eficiente. Além disso, o falante nativo te ajudará a observar os erros na pronúncia e no uso de algumas palavras, pois no diálogo possibilita uma troca de conhecimentos mais objetiva. Se você não conhece nenhum falante nativo com quem possa conversar frequentemente, existem aplicativos feitos justamente para a prática de idiomas, onde pessoas de diversos países se conectam com o propósito de aprender outras línguas por meio da conversação. HelloTalk, Hello Pal, Speaky, Busuu e Tandem são alguns dos aplicativos disponíveis no Play Store (Android) e na App Store (iOS).

  • Existem diversos apps com exercícios rápidos e práticos, assim você pode exercitar o idioma em qualquer lugar e em pouco tempo, gastando de 15 a 30 minutos por lição. Uns dos melhores apps para aprender e praticar idiomas são: Duolingo, Voxy, AnkiApp, Babbel, Memrise, MindSnacks, Brainscape e Supiki. Enquanto você pratica o estudo de um língua em um desses aplicativos, é importante repetir as palavras e frases em voz alta e anotar as palavras que lembrar.
  • Leia artigos, reportagens ou livros nesse idioma. Praticar a leitura ativa é uma das melhores maneiras de se memorizar as palavras. Grife e/ou anote as palavras que você não conhece e faça uma busca pela etimologia e uso delas, ou, se você faz algum curso de idiomas, pergunte aos professores o seu significado e como elas são utilizadas pelos falantes nativos.

 

[1] Aluna do sétimo semestre do curso de Jornalismo. Estagiária da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s