#Dicas de leitura

A lista a seguir traz cinco histórias que contam com protagonistas que aos poucos descobrem sua sexualidade

Por Leonardo César [1]

Edilaine Felix [2]

Livros são muito mais do que passatempos. Eles contam histórias que refletem o que acontece no mundo real – às vezes, adicionando elementos fantásticos à sua narrativa. Um dos gêneros que mais cresce atualmente é a literatura LGBT, com diversos títulos que abordam todas as formas de ser e viver. Com o avanço do conservadorismo, esses títulos se tornaram uma nova forma de resistência, como visto no recente episódio da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Na ocasião, autoridades do Rio tentaram recolher títulos com essa temática alegando que estes seriam nocivos às crianças e adolescentes. Como resposta, milhares de pessoas protestaram no evento, levantando seus livros e pedindo respeito à Constituição, que assegura a liberdade de expressão.

A lista a seguir traz cinco histórias que contam com protagonistas que aos poucos descobrem sua sexualidade. Alguns trazem questões mais complexas, como depressão – assunto que precisa ser discutido sobretudo nos tempos atuais. Outras, são histórias de coming of age, com toques de humor e que mostram a importância de ser você mesmo e anunciar para o mundo com orgulho. Histórias que mostram que não estamos sozinhos. Boa leitura.

1 Simon

COM AMOR, SIMON – de Becky Albertalli (Intrínseca / 272 páginas / Preço sugerido: 39,90)

Simon é um garoto perfeitamente normal – mas ele tem um grande segredo: ele é gay. Anunciar isso para o mundo pode ser assustador e ele ainda não está pronto. Tudo muda quando um garoto com o mesmo segredo se assume no blog da escola, sob o apelido de Blue. Aos poucos, Simon precisa encarar de frente suas inseguranças e incertezas enquanto tenta lidar com suas amizades, o último ano do colégio e o fato de estar apaixonado por Blue – alguém que ele conhece apenas pelos e-mails trocados diariamente.

Com Amor, Simon ganhou uma super elogiada adaptação para os cinemas em 2018, com Nick Robinson interpretando o personagem principal. No próximo ano, o universo do livro se expandirá em uma série de mesmo nome, produzida com exclusividade para o Disney+.

2 Um milhao de finais felizes

UM MILHÃO DE FINAIS FELIZES – de Vitor Martins (Globo Livros / 352 páginas. / Preço sugerido: 39,90)

Jonas está em um impasse em sua vida: trabalha em um café com tema espacial, mas o que ele realmente quer é ser escritor. Para isso, ele anda com um bloquinho onde anota suas milhares de ideias. As coisas começam a mudar quando ele conhece Arthur, um garoto de barba ruiva que mora na melhor região de São Paulo e que vive uma vida totalmente diferente da sua. Enquanto tenta lidar com os sentimentos sobre Arthur, ele precisa encarar seus pais super religiosos e suas amizades complicadas. Logo, uma grande mudança o fará entender realmente o significado de família e quem ele realmente é.

3 Submerso

SUBMERSO – de Eduardo Cilto (Planeta / 192 páginas. / Preço sugerido: 39,90)

Dimitri não está em sua melhor fase. Sua vida se resume ao colégio e o emprego em uma locadora de filmes. Após chegar à uma tentativa extrema, ele é mandado pelos pais para um acampamento para “pessoas problemáticas”. O que deveria ser a solução de seus problemas, acaba criando novos, quando coisas estranhas começam a acontecer, fazendo com que ele tenha que lidar não só com seus problemas internos, mas também com o que está acontecendo à sua volta.

Submerso é o segundo livro de Eduardo Cilto, youtuber e escritor brasileiro, que em seu canal fala sobre livros e outras questões. Na época de lançamento do livro, Eduardo postou um vídeo se assumindo gay e falando com o público sobre suas experiências no processo de auto aceitação.

WILL & WILL – de John Green & David Levithan (Galera / 352 páginas. / Preço sugerido: 44,90)

Em uma noite fria na cidade de Chicago, Will Grayson conhece Will Grayson. A improvável coincidência muda a vida de ambos. Enquanto um ainda precisa explicar e fazer sua mãe entender sua orientação sexual, o outro é amigo do garoto mais aberto possível do colégio. Aos poucos, Will precisa lidar com o fato de que seu amigo Tiny possa estar se apaixonando pelo outro Will, enquanto ele mesmo enfrenta seus dilemas internos. Uma história cheia de humor e amizade, mostrando que pessoas de origens bem diferentes pode ter muito em comum – além do nome.

GAROTO ENCONTRA GAROTO – de David Levithan (Galera / 240 páginas. / Preço sugerido: 44,90)

Paul estuda no colégio mais diverso que ele já viu: um quaterback drag-queen é a Rainha do Baile, a aliança gay-hetéro está ajudando os garotos a aprenderem a dançar e as líderes de torcida andam de moto. É nesse contexto que ele conhece Noah, o garoto dos seus sonhos. Mas as coisas não saem como planejado. Além dos desafios de sua vida colegial e amorosa, ele precisa lidar com pais problemáticos, que desaprovam sua orientação sexual. Assim – ele trava a batalha se sua vida: tentar recuperar Noah de todas as formas possíveis.

 

[1] Alunos do oitavo semestre do curso de Jornalismo. Estagiários da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s