Diretores da CNN Brasil conversam com alunos do FIAMFAAM sobre programa de estágio

Profissionais explicaram o processo seletivo para o programa de estágio do canal

 Por Dayane Teodoro [1]

Edilaine Felix [2]

 

Desde fevereiro deste ano estudantes e profissionais de comunicação vêm acompanhando a movimentação e os preparativos para a estreia da CNN Brasil. E a noite de quarta-feira, dia 25 e setembro, foi vez do Centro Universitário – FIAMFAAM receber a visita da equipe de direção de jornalismo da CNN Brasil para explicar os detalhes sobre o programa de estágio aos jovens estudantes que cursarão entre o terceiro e o sexto semestre do curso e jornalismo no primeiro semestre de 2020.

Recebidos pelo gerente da Escola de Comunicação, Vicente Darde, e pela coordenadora-adjunta do curso de Jornalismo, Mayara Lobato, os diretores de jornalismo Ellen Nogueira e Henri Karam, além de Daniela Cabral, diretora de RH e responsável pelo processo de estágio no canal, os profissionais falaram sobre a chegada a CNN no País e também esclareceram dúvidas dos alunos.

Para fazer parte da equipe de estagiários da emissora em São Paulo, que contará com 23 estudantes de jornalismo, é preciso realizar a inscrição até sexta-feira, dia 27 de setembro, enviando currículo para o endereço estagio@cnnbrasil.com.br 

thumbnail_PHOTO-2019-09-25-19-44-43
(da esq. para dir.) Mayara Lobato, FIAMFAAM, Henri Karam, diretor jornalismo da CNN, Ellen Nogueira, diretora de jornalismo da CNN, Daniela Cabral, diretora de RH da CNN, e Vicente Darde, FIAMFAAM.

Henri Karam, que é egresso do curso do Jornalismo do FIAMFAAM, expressou a importância do estudante de jornalismo conseguir um estágio para alinhar a teoria com a prática”. Em seguida ainda brincou: “Por isso, se fosse pra eu dar uma dica, eu diria ‘inscrevam-se no nosso programa de estágio’”.

O programa é voltado para alunos de segundo e terceiro ano da faculdade e Ellen destacou que esse perfil é também para conseguir ficar mais tempo com o estudante, “ensiná-lo a passar por diferentes áreas dentro da CNN para que ele se torne um profissional multiplataforma mais completo”.

De acordo com Ellen, o estagiário tem de querer fazer o factual, querer informar o que está acontecendo para a população. “Tem que ter paixão pelo jornalismo. Isso é fundamental”, enfatiza.

Processo seletivo

Por fim, a diretora de RH explicou sobre o processo seletivo dos estagiários, que funcionará da seguinte forma: Após o período de inscrição haverá a etapa de análise de currículos. Numa segunda fase, aqueles que preencheram os pré-requisitos (de estar entre o 3º e o 6º semestre e ter conhecimentos de inglês) farão uma prova composta por 40 questões em português e 10 em inglês sobre os temas que envolvem, sobretudo, política e economia, além da redação.

Com a nota de corte, os pré-selecionados realizarão uma dinâmica de grupo. “Com isso, no final da tarde, após essa dinâmica, pretendemos já informar quem serão os nossos 23 estagiários”, esclarece Daniela.

A sede da CNN Brasil será na Avenida Paulista, a alguns metros do MASP, ponto em que acontecem a maioria das manifestações na cidade de São Paulo. “Escolhemos este lugar justamente para estarmos sempre em contato com as pessoas e conseguirmos, ao vivo, transmitir as informações”, concluiu Hellen.

 

[1] Aluna do oitavo semestre do curso de Jornalismo. Colaborou com a Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.