FMU|FIAMFAAM realiza primeiro ciclo de cinema polonês

Evento tem como objetivo promover a interação do cinema polonês com o público brasileiro

Por Henrique Kovalek [1]

Edilaine Felix [2]

A cinematografia dos documentários poloneses foi destaque no primeiro dia do ciclo de cinema polonês, realizado pelo Centro Universitário FMU|FIAMFAAM, que teve como tema “Liberdade e Criatividade”. Na abertura do evento, dia 23 de setembro, foi exibido o “A Solidariedade de acordo com as mulheres” (Marta Dzido, Piotr Śliwowski, 2014).

No longa, o período de greve e regime socialista na Polônia é documentado na perspectiva das mulheres que simbolizaram a luta pela democracia e mudanças políticas no país. Após o filme, ocorreu um debate com a convidada Ursula Passos, que é jornalista e editora assistente do caderno Ilustrada da Folha de São Paulo.

“Acho que esse filme representa um movimento contemporâneo dos últimos anos, de jovens retomando a história de mulheres que participaram de atos importantes da história, mas que foram completamente esquecidas”, diz.

A jornalista pontua que as mulheres sempre tiveram uma participação em movimentos históricos no mundo, mas que tiveram seus registros apagados. “É importante para o feminismo jovem trazer essas histórias em pauta. Dar nome para essas mulheres e contar as histórias delas”, completa.

IMG_3911
O cônsul da Polônia Andres Bukrowska (centro), falou na abertura do ciclo de cinema polonês. (crédito: Beatriz Freitas)

Estiveram presentes na abertura do evento, além da jornalista Úrsula, o reitor do Centro Universitário FMU|FIAMFAAM, Manuel Nabais da Furriela, o cônsul da Polônia Andres Bukrowska e a produtora cultural e presidente da sociedade brasileira de cultura japonesa, Ewa Zukrowska.

Apesar de bastante tradicionais e conhecidos na Polônia, alguns dos filmes da mostra são inéditos no Brasil. As sessões acontecem durante toda a semana no Centro Universitário no campus Liberdade (Avenida Liberdade, 899) às 19h00, até o dia 27 de setembro.

Confira a programação completa do evento:

Dia 24/09 – terça-feira, às 19h00

Moda (Political Dress, Judyta Fibiger, 2011)

Como a liberdade é expressada através das roupas? É possível estar na moda quando nas vitrines há apenas roupas para operários? Como era a moda e a criatividade nos tempos do realismo soviético? O filme destaca também a criatividade e a elegância das mulheres polonesas em tempos de escassez.

Cohab (Tomasz Knittel, 2018)

Como o sistema político influencia a arquitetura urbana? Esse documentário retrata as experiências de várias gerações que cresceram e moraram na Polônia a partir dos anos 40 até os dias de hoje. O documentário retrata a reconstrução fundamental, sobretudo em Varsóvia, que fora devastada na Segunda Guerra, com a criação de conjuntos habitacionais, muitas vezes sem a qualidade desejada.

Convidado: Pedro Telecki – arquiteto, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1982, com diversas especializações em estrutura, patologia, restauro e educação. Sócio Diretor do escritório Telecki Arquitetura de Projetos Ltda, especializada em projetos de arquitetura, estrutura e patologias, com mais de 1000 projetos elaborados. Lecionou por 25 anos em Universidades (Belas Artes, Uninove, Escola da Cidade e São Judas).

Dia 25/09 – quarta-feira, às 19h00

 Na batida da liberdade (Beats of Freedom, Leszek Gnoinski, Wojciech Slota, 2010)

 Como o rock pode alterar um sistema político. É possível restaurar a liberdade individual através da música num sistema totalitário? Como a censura influenciou a qualidade da música no regime socialista?

Convidado: Marcelo Aliche – diretor artístico do festival de documentários sobre música IN-EDIT Brasil.

Dia 26/09 – quinta-feira, às 19h00

 Mundial – As Maiores Apostas (Mundial, Michal Bielawski, 2013)

Uma história sobre o movimento polonês Solidariedade, contado através dos eventos da Copa do Mundo de 1982. Utilizando material de arquivo, cenas animadas em 3D, ilustrações e entrevistas, o filme apresenta as experiências dos jogadores-chave da seleção polonesa em paralelo aos depoimentos dos membros encarcerados do Solidariedade, que acompanharam os jogos nas telas da prisão. Os jogos de futebol e as lutas políticas culminam em um jogo importante contra a União Soviética.

Convidado: Jamer Guterres de Mello – Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM), onde desenvolve pesquisa sobre a dimensão micropolítica no documentário contemporâneo.

Dia 27/09 – sexta-feira, às 19h00

 Arte da liberdade (Art of Freedom, Wojciech Słota, Marek Kłosowicz, 2011)

 A luta dos alpinistas poloneses para atingir seus sonhos em tempos difíceis e driblar problemas econômicos. Como, nos anos 70 e 80, em plena República Popular da Polônia, os alpinistas conseguiam organizar caras expedições ao Himalaia e firmaram o nome do país como uma grande força do alpinismo mundial.

Brinquedos (Toys, Andrzej Wolski, 2011)

Será que um chocalho com uma foto de Stalin sorrindo era capaz de acalmar um bebê? Com o que brincava Lech Walesa? E como a ideologia pode influenciar as brincadeiras diárias das crianças?

Convidados: Andres Bukowinski – Cônsul Honorário da Polônia em São Paulo, diretor de cinema e comerciais de televisão.

Bella Tozini – artista e pesquisadora do campo das artes visuais, mestra em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especializou-se em direção cinematográfica na Escola de Cinema de Lodz na Polônia.

 

 

[1] Aluno do segundo semestre do curso de Jornalismo. Monitor da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s