Eleições argentinas são tema de debate na Fundação FHC

Diogo Silvestre [1]

Carla Tôzo [2]

 

Na última quinta-feira, a Fundação FHC promoveu o debate “Eleições na Argentina: O futuro do país vizinho e do Mercosul”, com Carlos Pagni, historiador e jornalista argentino, colunista dos jornais La Nación (Buenos Aires) e El País (Madri) e mediação do cientista político Sergio Fausto. O evento ainda contou com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A eleição de Maurício Macri em dezembro de 2015 era a esperança de que o país pudesse retomar o crescimento econômico e diminuir a inflação que estava vindo do governo de Cristina Kirchner. Porém, esses feitos não foram concretizados e o presidente teve que começar a lidar com a baixa popularidade que tem aumentado cada vez mais.

Pagni comentou que da mesma forma que a população brasileira estava durante o período eleitoral do ano passado, a sociedade argentina também está polarizada neste pleito. “Há uma polarização por repúdio, as pessoas vão votar apenas para impedir que o outro ganhe”, disse o porteño.

Nas eleições primárias realizadas no dia 11 de agosto, o candidato da oposição, Alberto Fernandez, venceu. Ele e sua vice, a ex-presidente Kirchner, obtiveram 47% dos votos, enquanto Macri, candidato à reeleição, obteve 32%. Neste cenário, a vitória de Fernandez é quase certa no primeiro turno, no dia 27 de outubro.

[1] Aluno do sétimo semestre do curso de Jornalismo. Estagiário da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s