Inovação e governança no ambiente educacional

Palestra foi realizado no campus Liberdade; evento sobre empreendedorismo ocorre nos dia 12 e 13 de setembro também nos campus Morumbi e Itaim

Texto Maria Carolina [1]

Vídeo Tâmara Santos [2]

Edilaine Felix [2]

Nos dias 12 e 13 de setembro o Mestrado Profissional em Governança Corporativa e o curso de Administração do Centro Universitário FMU, em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas promove o IV Seminário de Inovação, Empreendedorismo, Gestão de Pequenas Empresas – SInEGEPE, cujo tema abordado foi como obter sucesso em todos os tipos e setores de empreendedorismo com base nos pilares inovação e governança.

Tiago Nato dos Santos, empreendedor da Unecont; Luiz Ojima Sakuda, professor do Centro Universitário FEI; Jaércio Alex Silva Barbosa, coordenador geral decCursos da ESE (Sebrae-SP) e Rose Mary A. Lopes, presidente da ANEGEPE debateram sobre como os ambientes educacionais no Brasil podem aplicar os conceitos de inovação e governança para estimular empreendedores.

Segundo pesquisa realizada pelo Índice de Competitividade Global de Talentos (Global Talent Competitiveness Index) elaborada pelo Grupo Adecco e o Human Capital Leadership Institute de Singapura, o Brasil ocupa a posição 73, abaixo do esperado. Parte disto se deve a falta de investimento na educação empreendedora. Para Barbosa, o mercado de trabalho mostrou que é necessário aperfeiçoar as ferramentas de formação. “Precisamos entrar neste novo sistema do empreendedor de inovação, startups, empresas escaláveis, ou seja, das novas metodologias.”

Olhar para o futuro

Tiago Nato dos Santos contou como decorreu a criação da Unecont, empresa de contabilidade especializada em consultoria e assessoria de empresas. Em seu relato, evidenciou a importância do processo de desenvolvimento de um produto, principalmente ao definir seus clientes. “Um erro do empreendedor é querer ‘abraçar o mundo’. Foca no que você quer e a quem levar”, diz.

evento admin
Alunos lotam o auditório para palestra sobre educação empreendedora (crédito: AICom)

Ainda que exista um cenário de transformações a serem investidas no âmbito empreendedor, existem diversas história de sucesso a serem compartilhadas. Rose Mary, que mediou a palestra, diz que falta visibilidade para os projetos que são apresentados no Brasil. “Eu acredito que exista uma desvalorização do que é mostrado. Não existe tanto alarde e propaganda para o que é bom ser divulgado e tem muita coisa que [nós] podemos mostrar”.

Confira o vídeo do evento:

 

[1] Aluna do quinto semestre do curso de Jornalismo. Colaborou com a Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Aluna do sexto semestre do curso de Jornalismo. Estagiária da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s