Mesa debateu a importância de projetos sociais para dar visibilidade para quem precisa
Clara Briggs [1]
Carla Tôzo [2]
A mesa “Mobilização para o Advocacy: como mobilizar a sociedade para potencializar o trabalho de Advocacy?” formada por Ieda Leal (Movimento Negro Unificado), Maria Teresa Corujo (Movimento pela Preservação a Serra do Gandarela), Paula Collet (Greenpeace), Tchenna Maso (Movimento dos Atingidos e Atingidas por Barragens) e mediada por Raull Santiago (Coletivo Papo Reto), ressaltou o dever dos projetos sociais para dar visibilidade para quem precisa.
As palestrantes Maria, Paula e Tchenna possuem o mesmo foco em seus trabalhos: o meio ambiente. As discussões de temas atuais como o fogo na Amazônia, o desmatamento e as barragens de Minas Gerais serviram de gancho para a reflexão de que todos possuem um dever com a natureza. Visando um mundo melhor, Paula refletiu durante sua fala: “eu penso em como vai ficar o mundo se a gente vencer. Isso me faz pensar qual é a diferença que a gente (ativistas) está fazendo, e ter essa perspectiva de horizonte”.
Santiago e Ieda, o primeiro e a última a se apresentarem, levaram à palestra o assunto da discriminação. Santiago é integrante do Papo Reto, jornal do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que tem como principal objetivo mostrar o outro lado das comunidades. “O nosso jornal tem como ferramenta central a comunicação, para disputar uma outra narrativa sobre o que é a favela, a presença da favela e a sua importância na sociedade” explica Raull.
“O Advocacy que a gente faz é mostrar para a sociedade outras perspectivas sobre a favela, tentando expor as positividades que acontecem e como a ausência de algumas políticas públicas mantém essa estrutura de desigualdade”, ressalta. Já Ieda apresentou as dificuldades de ser uma mulher negra na sociedade e defendeu a luta pelo fim do racismo. “A gente vive, todos os dias, fazendo uma ação em defesa das nossas vidas, porque a gente tem o tempo todo uma sociedade que diz que a minha vida não vale nada.”
Durante os 60 minutos de discussão e declarações, os palestrantes salientaram que o Advocacy possui enorme importância na busca por uma sociedade e mundo mais igualitário.
[1] Aluna do quarto semestre do curso de Jornalismo. Estagiária da Agência Integrada de Comunicação (AICom).
[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).