Cinebiografias em foco

NECULT acompanha debate sobre cinema, que reuniu nomes da dramaturgia e do entretenimento no Brasil

Por Henrique Kovalek [1]

Edição Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff [2]

Supervisão Carla Tôzo [3]

Cine Drops, programa comandado pela apresentadora e cineasta, Marina Person na Rádio Eldorado, teve uma edição especial, em formato de palestra, que aconteceu no dia 22 de agosto, no Shopping Parque da Cidade.

Foram convidados para o bate-papo os atores Andréia Horta, que interpretou Elis Regina (em Elis – O filme, 2016) junto do diretor do filme, Hugo Prata e o ator Júlio Andrade, que se transformou no cantor Gonzaguinha, no filme Gonzaga – de pai para filho (2012), de Breno Silveira e que está atualmente no ar com a série Sob pressão.

No evento, Andréia contou sobre sua preparação para interpretar Elis Regina, que o objetivo não era imitá-la para incorporá-la. “É uma energia”, comentou a atriz que se sente conectada a cantora, e se preparou durante três meses para o papel, com aulas de canto para conseguir transmitir a presença nos palcos da artista para o público. O ator Júlio Andrade – amigo de Andréia e que também está presente no longa-metragem, como Lennie Dale – disse que em uma conversa de bar, os dois comentaram sobre a vontade de fazer um filme sobre a Elis. Isso há mais de sete anos.

A indústria do cinema sempre explorou histórias de artistas do mundo da música.
Um exemplo recente e pontuado na palestra, foi o sucesso de bilheteria Bohemian Rhapsody, que retratou a vida e a carreira de Fred Mercury junto da banda Queen. Seguido de Rocketman, filme sobre o cantor Elton John. Desde então, várias obras sobre a vida de cantores como, David Bowie, Amy Winehouse e Celine Dion, foram confirmadas.
No Brasil, já estiveram nas telas de cinema, filmes sobre Cazuza, Tim Maia e atualmente está em cartaz a obra que apresenta a trajetória de Wilson Simonal.

[1] Aluno do 2º semestre de Jornalismo e voluntário no Núcleo de Estudos de Cultura (NECULT) do FIAMFAAM Centro Universitário.

[2] Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff é professora do FIAMFAAM Centro Universitário e coordenadora do Núcleo de Estudos de Cultura (NECULT).

[3] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s