Legado, conquistas e trajetória do São Caetano é tema de mais um debate do “Fut-Encontro” em Shopping de São Paulo

 Além de jornalistas esportivos, o evento gratuito contou com a presença de ex-atletas consagrados no clube do ABC

Tarcisio Alves da Silva [1]

Carla Tôzo [2]

 

Nesta terça-feira (20 de agosto), das 19h às 21h, o Plaza Sul Shopping (perto da Estação Saúde) foi palco de mais um Fut-Encontro, com o debate “São Caetano, o eterno azulão”. O evento relembrou a trajetória e o legado de um dos clubes mais tradicionais de São Paulo, que fez história no inicio da década de 2000, quando chegou a duas finais de Campeonato Brasileiro (2000 e 2001), uma de Copa Libertadores (2002) e conquistou o titulo do Campeonato Paulista, em 2004.  A mesa contou com a presença dos ex-atletas: Adhemar Camargo (maior artilheiro da história do Azulão, com 68 gols), Adãozinho (ex-volante do clube) e Dininho (zagueiro). Também participaram do evento, o presidente do clube, Nairo Ferreira, além dos jornalistas Primo Ribeiro (que foi assessor da equipe) e Rafael Esgrilis (que mediou o debate).

“O São Caetano é um clube que tem apenas 30 anos, mas uma história bonita, de libertadores, campeonatos paulistas e brasileiros. Há clubes centenários por aí que nem sequer chegaram a jogar libertadores. Nosso clube, só com 30 anos, conseguiu buscar esses objetivos dentro de campo”, disse Nairo Ferreira, presidente do azulão.

No debate foram relembradas as finais históricas disputadas pelo clube da região do ABC Paulista. Como a da Taça João Havelange, em 2001, contra o Vasco de Romário, e a da Copa Libertadores, no ano seguinte, vencida pelo Olímpia do Paraguai.

Em um telão, mantido bem próximo aos convidados, foram exibidos alguns lances e gols inesquecíveis para todo torcedor do azulão; tal como, o golaço de falta marcado pelo artilheiro Adhemar, em pleno Maracanã lotado, contra o Fluminense em 2001. Com muita emoção, os ex-atletas e jornalistas também homenagearam o zagueiro Serginho, falecido em 2004 (em decorrência de uma parada cardiorrespiratória) num jogo contra o São Paulo, no Morumbi.

“O São Caetano marcou época no inicio dos anos 2000 no cenário futebolístico brasileiro. Portanto achei prudente da minha parte, vir prestigiar o evento, pois gosto desses bate-papos com a galera que adora futebol”, afirmou o jornalista Vinicius Moreira, de 28 anos, que já veio assistir aos debates do Fut-Encontro em mais de seis ocasiões, só em 2019.

Falar de Futebol é Arte

O Fut-Encontro é nas palavras de um de seus produtores, o jornalista Tadeu Inácio: “A principal plataforma de debate esportivo, inclusivo, gratuito, com as pessoas participando ativamente. Nos debates temos sorteios de itens (livros, camisas de clubes, CD’s, bonés e etc). A premissa do Fut-Encontro é reunir convidados de diferentes áreas e setores. Então temos jogadores e ex-jogadores, atletas de outros”. Tadeu criou o projeto ao lado de Márcio Lázaro, seu amigo que também é jornalista.

Desde 2015, os amigos Tadeu e Márcio gerenciam sua própria produtora de eventos: a “Na Diagonal” que promove e produz eventos esportivos e culturais em plataformas públicas e privadas. A “Na Diagonal” desenvolve outros projetos similares ao Fut-Encontro para promoção de experiência (tanto para convidados como para público). “Temos o Cine-Encontro (sobre cinema), o Música-Encontro (sobre música) Trip-Encontro (viagens, turismo) além do Cozinha-Encontro (de culinária)”, explicou Tadeu.

[1] Aluno do oitavo semestre do curso de Jornalismo e monitor da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s