Alunos de engenharia organizam primeira Semana do Petróleo na FMU

O evento foi realizado pela SPE e contou com a presença de grandes nomes do mercado

Texto: Pedro Ribeiro

Vídeo: Felipe Aranda

Edilaine Felix

A Escola de Engenharia do Centro Universitário FMU recebe nesta semana a PetroFMU, um evento que reúne e conecta estudantes à profissionais do mercado petroquímico. Os palestrantes proporcionaram grande troca de conhecimento com os alunos.  

A SPE (Sociedade de Engenheiros de Petróleo, em inglês) é uma iniciativa que tem como objetivo preparar os estudantes de engenharia para o mercado de trabalho. Todos os projetos são de responsabilidade dos alunos e os professores apenas dão o suporte necessário. Em São Paulo, além da FMU, a Universidade Católica de Santos, a Unifesp,  a Usp, a Universidade Santa Cecília e a Unicamp possuem o capítulo – como é chamado a SPE, conforme explicam o vice-presidente da SPE, Ítalo Santos, e o professor do curso de engenharia, Jeferson Santana.

IMG_9274
PetroFMU (crédito Ana Dias)

Segundo a coordenadora dos cursos de Engenharia e Tecnologias Suely de Medeiros Gama, os alunos de engenharia de petróleo solicitaram eventos específicos para o curso e, a partir daí, os iniciaram a célula na faculdade. “Disseminar os assuntos específicos do curso para os alunos é de fundamental importância”, também pontuou a gerente da escola de engenharia, a professora Ângela Tomiko Ninomia.

IMG_9331
Gerente da escola de engenharia, professora Ângela Tomiko Ninomia (crédito Ana Dias)

Além do petróleo

Um dos palestrantes do evento foi com João Franco, idealizador do projeto “Doe sangue, salve vidas”. Ele conta que tem o apoio de vários artistas para ganhar engajamento nas redes sociais para aumentar o número de parceiros. Vários famosos como a apresentadora Eliana, a estrela teen Larissa Manuela e até a dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano contribuíram com a campanha. A principal mensagem que João quer levar ao Brasil é que com apenas uma doação pode-se salvar até quatro vidas.

 

IMG_9300
João Franco, idealizador do projeto “Doe sangue, salve vidas”. (crédito Ana Dias)

Mercado de trabalho

A última participação da noite foi a do engenheiro Ronaldo Maldonado, especialista em brocas de perfuração em poços de petróleo em alto-mar. Maldonado apontou as principais qualidades que o mercado de petróleo espera dos alunos que ingressam na área. Para ele, o profissional precisa saber lidar com adversidades, pois a grande maioria dessas empresas precisa de funcionários em lugares inóspitos e isolados.

IMG_9411
Engenheiro Ronaldo Maldonado, especialista em brocas de perfuração em poços de petróleo em alto-mar. (crédito: Ana Dias)

Ele também comentou a o interesse dos Estados Unidos em países emergentes ou subdesenvolvidos que possuem reservas de petróleo. O especialista disse que “as empresas norte-americanas gostam de chegar nos poços e dominar tudo”, sem dar o devido tempo para a delimitação do local. Por fim, Maldonado destacou algumas mudanças que podem tornar o Brasil uma referência na exploração de combustível fóssil. Para ele, o fim do monopólio da Petrobras e o aumento da competitividade no mercado é o caminho para expansão do mercado brasileiro.

O evento foi idealizado e realizado pelos discentes do curso, por meio de parcerias com a indústria, e recebeu patrocínio da Mandala Transportes e de seu diretor, Fabrício Hermano.

IMG_9442
alunos participam da PetroFMU (crédito Ana Dias)

A PetroFMU acontece entre os dias 19 e 23 de agosto no campus Brigadeiro, prédio 43, na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 917 – Bela Vista,  a partir das 19h.

Confira a cobertura em vídeo da PetroFMU  de 20 de agosto

[1 e 2] Alunos do sexto semestre do curso de Jornalismo. Colaboraram com a Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s