Saiba porque aprender um novo idioma é benéfico para o seu corpo e sua mente!

Ser bilingue amplia sua visão de mundo, estimula seu cérebro e abre um leque de oportunidades no mercado de trabalho

Texto: Gisele Sousa [1]

Carla Tôzo  [2]

 

O cérebro como qualquer outro músculo humano precisa ser trabalhado, e nada melhor que malhar um dos principais componentes do corpo humano através do aprendizado de uma nova língua! Estudar um idioma diferente é uma atividade divertida e prazerosa, e que implica em desenvolver a criatividade e melhorar funções cognitivas, além de ser um passaporte recheado de benefícios e aprimoramentos para nosso cérebro a longo prazo.

Outra das muitas vantagens é a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho, pois ser bilíngue faz parte das inúmeras exigências do mundo profissional, principalmente quando se tem inglês – requisitado por boa parte das grandes empresas. Mas o fato é que independente da língua – inglês, espanhol, chinês, etc – ser fluente em um novo idioma é vantajoso não só para a mente, mas para o corpo também, nutrindo-nos de muitos benefícios.

Entretanto, para que isso seja alcançado, é necessário traçar um objetivo cercado de disciplina e dedicação. A tal ‘procrastinação’ – palavrinha cumprida que está em moda hoje em dia e se refere a preguiça – não pode ser mais forte que a vontade de aprender! No começo pode parecer difícil, mas conforme se cria uma rotina de estudos, nosso cérebro vai se adaptando a essa nova atividade e assim, você passa a ver com bons olhos o que antes parecia chato ou até mesmo tedioso.

Abaixo listamos 8 vantagens de dominar um novo idioma. Embarque nesta viagem e não perca a oportunidade de se conectar com outras culturas e ampliar sua visão de mundo:

1 – Melhora a concentração

Ao saber duas línguas nosso cérebro se torna mais concentrado para não misturar os idiomas na hora de escrever e falar, pois requer muita atenção no processo de entender o que é ouvido – quando assistimos um filme sem ser dublado, por exemplo. Através disso desenvolvemos nossa concentração nas tarefas que realizamos, e nosso cérebro passa a ser mais focado desde as simples tarefas até as mais complexas que fazemos no dia a dia.

2 – Previne as doenças cerebrais

É uma forma de se trabalhar nossa massa cinzenta e, consequentemente, nosso cérebro se tornar mais forte e prevenido contra doenças mentais. A Academia Americana de Neurologia descobriu através de pesquisas que a conexão entre nossos neurônios é aumentada, criando assim, novas conexões cerebrais. O Alzheimer é um exemplo de grave enfermidade que pode ser retardada em pessoas que não dominam apenas seu idioma de origem.

3 –  Melhora seu aprimoramento sobre sua língua nativa

Você vai literalmente fazer uma revisão em aspectos da Língua Portuguesa, como a gramática, a conjugação de verbos e o vocabulário. Essa é uma oportunidade perfeita de relembrar e fixar na sua memória aquilo que estudou e aprendeu durante as aulas de português, mas com o passar do tempo acabou esquecendo.

4 – Aumenta sua autoconfiança

Ir a um país cuja linguagem é diferente e conseguir se comunicar na língua local é algo que aumenta a autoestima e nos deixa mais confiante. Isso se deve ao fato de vermos nosso objetivo de aprendizado alcançado, além de podermos realizar uma viagem mais tranquila e sem stress, por conseguir se comunicar sem dificuldades com os moradores locais.

5 – Abre portas no mercado de trabalho

As grandes empresas, especialmente as multinacionais, dão oportunidades para candidatos que dominam um segundo idioma, sendo ferramenta necessária para dialogar com clientes estrangeiros. Ademais, esse requisito possibilita a ascensão de cargo no mundo corporativo.

6 –  Facilita o aprendizado em uma nova língua

Quando se é bilíngue seu cérebro aprimora o processo comunicativo de aprendizado, convertendo-se se mais eficiente na hora de estudar uma terceira língua. Portanto, a pessoa passa a ter menos barreiras na hora de aprender e alcançar a fluência novamente.

7 – Te transporta ao contato com novas culturas

Dominar um segundo idioma como o espanhol, por exemplo, te leva a conhecer gêneros musicais latinos que até então eram desconhecidos por você. Entender aquela música estrangeira que você tanto adora, aprender novos ditados populares e diferentes expressões de cultura é algo prazeroso e que tem impacto na construção da sua visão de mundo. Você não se restringe apenas à cultura de seu país, e começa a enxergar os distintos povos e culturas por uma perspectiva de olhar diferente, o que te agrega muito quanto pessoa.

8 – Aprimora as habilidades sociais

Há uma relação entre nos concentrarmos para entender algo em um idioma diferente e nos tornarmos melhores ouvintes. Essa capacidade de se atentar ao que está sendo ouvido tende a desenvolver a empatia em nós, pois passamos a escutar com mais atenção o que o próximo tem a dizer, além de melhorar nossa comunicação.

[1] Aluna do sexto semestre do curso de Rádio e TV e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s