Publicitário e jornalista discutem comunicação para a sustentabilidade

Márcio Mendes e Ricardo Canto estiveram no evento 

Redação AICom 

Dando continuidade ao Fórum de Sustentabilidade, evento promovido pelo NEMA (Núcleo de Estudos do Meio Ambiente) do FIAMFAAM, a mesa da manhã do dia 21 de maio, teve o jornalista Ricardo Canto e o publicitário Márcio Mendes que discutiram sobre a Comunicação para a sustentabilidade.

Para o publicitário Márcio Mendes é preciso ter mais consciência dos impactos que vamos produzir. “Quando entramos num processo produtivo é preciso ter um pensamento circular e não em linha [produção], como estamos acostumados. Tem de ter um pensamento mais crítico, dar um passo mais para trás e olhar de fora esse processo.”

 

IMG_2201
Ricardo Canto (esquerda) e Márcio Mendes (direita) (crédito: AICom)

“A gente tem de ter respeito ao próximo, a diversidade e ao planeta, ao meio ambiente”, diz o publicitário. Ele ressalta que hoje em dia esquecemos muito dos valores, da ética, que são fundamentais para a conscientização e responsabilidade com as questões do meio ambiente.

As fake news são, para o jornalista Ricardo Canto, um os principais desafios para a cobertura jornalística sobre o meio ambiente. Ele destaca que o setor vinha em um processo de evolução bastante interessante, segundo Canto, os problemas ambientais se tornaram tão latentes que facilitou o trabalho, fazendo com que não o tema não estivesse tão fora da realidade.

“Só nos últimos temos visto uma oposição a essas questões e isso dificulta o nosso trabalho, e quando isso vem de autoridades, seja nos EUA ou até mesmo aqui no Brasil, isso complica o nosso trabalho”, desabafa.

Depois de ter trabalhado em Ongs como Greenpeace, Akatu, Instituto Ethos, Canto atualmente faz relações institucionais para a Iniciativa Verde, entidade que faz recomposição florestal e participa do Observatório do Clima, destaca a importância das Ongs para o dabate. “Eu acho fundamental porque elas são representantes legítimas da sociedade civil que exercem, cada uma, um tipo de atuação. São ações importantes e trabalhos relevantes baseados em estudos, em propostas, trabalhando com comunidades de várias regiões do País, que assistem as organizações. ”

Diego Moura, aluno do 1º semestre de Relações Públicas do FIAMFAAM, destaca o valor de poder ouvir o que os palestrantes têm falado sobre o meio ambiente durante o Fórum de Sustentabilidade. “Gostaria que as crianças tivessem palestras como essa sobre conscientização ambiental para aprender desde cedo a importância do meio ambiente.”

 

Hoje no horário da noite, às 19h00, o tema da mesa de encerramento do Fórum será “Cidades Sustentáveis” com a presença de Caio Miranda Carneiro, Edilainne Muniz e Gianmarco Bisaglia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s