Museu da Casa Brasileira participa da Virada Cultural 2019

Texto: Carolina Rodrigues  [1]

Carla Tôzo [2]

O Museu da Casa Brasileira, participa da Virada Cultural 2019, nos dias 18 e 19 de maio, com entrada gratuita. Durante o evento, o Museu promove o Urban Taste Cultura de Boteco, no dia 18, sábado, das 12h às 22h, e no dia 19, domingo, das 12h às 20h. Organizado pelo jornalista Miguel Icassatti, idealizador e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, e especialista na cobertura de gastronomia e bares. A proposta é conseguir conectar o público com 12 botecos clássicos de São Paulo além de estimular a oficina criativa e o contato direto com o pequeno produtor.

Localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, a instituição destaca-se por ocupar uma mansão da década de 40 e com um jardim de mais de 6 mil metros, onde ocorrem eventos durante o ano todo.

O Museu é o único no país especializado em arquitetura e design. O espaço é inteiro dedicado para contribuir na formação em temas diversos, como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade.

Confira a programação:

Urban Taste Cultura de Boteco: Dia 18, sábado, das 12h às 22h e dia 19, domingo, das 12h às 20. O festival tem entrada gratuita e apresenta palestras e workshops com profissionais especializados em gastronomia e bebidas

 OUTRAS EXPOSIÇÕES EM CARTAZ

1- Mostra de longa duração | A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado

A exposição mostra o uso residencial do imóvel que hoje abriga o Museu, construído entre 1942 e 1945, pelos os moradores originais da casa, o casal Renata Crespi e Fábio Prado, e sua inserção em um território da cidade que testemunhou grandes transformações urbanas na primeira metade do século 20.

2- Mostra de longa duração | Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB

Com curadoria do botânico Ricardo Cardim, o objetivo da exposição é apresentar ao público uma visão acerca do processo de avanço das áreas urbanas sobre a mata atlântica original e traz, em paralelo, peças do acervo do Museu elaboradas com essas madeiras – hoje praticamente extintas.

3- Mostra de curta duração| Ruy Ohtake: A PRODUÇÃO DO ESPAÇO

Em associação com o Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, a exposição apresenta ao público o singular pensamento espacial de Ruy Ohtake, um dos principais arquitetos brasileiros. Por meio de maquetes, desenhos, croquis, fotografias e vídeos, o curador Agnaldo Farias concentra sua extensa produção de quase 60 anos num conjunto de 42 projetos

4- Mostra de curta duração | Em Cartaz – design gráfico para eventos de design

A exposição apresenta uma retrospectiva histórica de cerca de 50 cartazes de alguns dos eventos mais importantes do design brasileiro. Os cartazes foram escolhidos dentre as centenas de impressos que integram o acervo do colecionador e designer Auresnede Pires Stephan.

5- Painel | Pioneiros do Design Brasileiro – Percival Lafer

Desde 2013, o Museu apresenta um painel-homenagem destacando a trajetória de personagens cuja atuação foi fundamental para a consolidação do campo do design no país. Este ano, temos um pequeno recorte cronológico de Percival Lafer, que permite visualizar a criação de peças que acabaram por integrar a memória da casa de muitos brasileiros, destacando também a diversidade de sua abrangência como designer.

[1] Aluna do oitavo semestre do curso de Jornalismo e estagiária00 da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s