Profissionais debatem os novos negócios no mercado de RP

em

Desafios e mudanças da profissão do relações públicas foram os temas abordados

Texto: Fernanda Carvalho e Patricia Santos [1]

Edilaine Felix [2]

A terceira noite da 3ª Semana de Relações Públicas da FIAM FAAM, trouxe para os alunos de RP o tema “Novos negócios”, que contou com os palestrantes Nádia Andrade, diretora de comunicação da Ideal H+K; Erica Firmo, gerente de comunicação para América Latina do LinkedIn, e Rodrigo Ootani, cofundador da Oriba, sob mediação da professora da casa, Camila Acosta.

Os palestrantes debateram as condições da profissão no mercado de trabalho atual, os principais desafios enfrentados e principalmente, os caminhos para solidificar a carreira.

Formada em Jornalismo e MBA em administração, negócios e marketing, Nádia destaca a importância de os profissionais de RP serem multidisciplinares. “Não devemos olhar para blocos fechados, no qual eu só produzo conteúdo, ou só falo com a imprensa, ou só faço comunicação interna.” E completa: “o profissional deve ter mais elasticidade mental”.

Diariamente os profissionais de relações públicas lidam com diferentes públicos. Erica comenta que além de contar com uma equipe pequena, enfrenta desafios em entender e estudar cada público. “É importante ter muita clareza sobre o perfil de cada público antes de criar qualquer estratégia de comunicação.” Segundo A gerente de comunicação do LinkedIn, o planejamento de comunicação é essencial.

Sabemos que devido às condições econômicas e de trabalho do país, o empreendedorismo vem crescendo a cada dia. Formado em relações públicas e CEO da empresa Oriba, Rodrigo Ootani, debate com os alunos sobre os meios de utilizar os recursos aprendidos na graduação para o empreendedorismo. “Saber trabalhar todas as relações públicas em si faze muita diferença. As técnicas em RP são fundamentais para colocar a empresa no mercado.”

 

A 3ª Semana de Relações Públicas da FIAM-FAAM segue até dia 09 de maio, com mesas no período manhã e noite no Auditório Nelson Carneiro, campus Liberdade.

 

[1] Alunas do sétimo semestre do curso de Jornalismo e estagiárias da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s