Cinco filmes para estudar história do Brasil

Que tal dar um tempo nas apostilas e aprender assistindo um bom filme?

Por Anália Lunas [1]

Carla Tôzo [2]

 

A temporada de vestibulares, ENEM e provas semestrais estão chegando e ás vezes, só a parte teórica não nos faz absorver o conteúdo por completo ou ainda a matéria nem é aquela preferida. Então que tal relaxar um pouco e aprender ao mesmo tempo? A AICom separou cinco filmes que vão te ajudar a entender um pouco mais sobre a história do Brasil.

1 vlado-30-anos-depois

Vlado – 30 anos depois (2005)

É um documentário sobre a história do jornalista Herzog, mais conhecido como Vlado, que foi assassinado e torturado na prisão em 1975 durante o regime militar brasileiro. O longa é construído por depoimentos de amigos e familiares e memórias de sua vida.

 

2 zuzu angel

Zuzu Angel (2016)

Drama biográfico dirigido por Sérgio Rezende, que conta a história de Zuzu Angel, famosa estilista brasileira, mãe de Stuart Angel Jones, forte militante contra a ditadura militar, desaparecido na virada para os anos 70. O filme se baseia na luta de Zuzu para recuperar o corpo do filho, envolvendo até mesmo os Estados Unidos e termina com sua morte, em um acidente de carro forjado pelos militantes do exército ditatorial.

 

3 chato - rei do brasil

Chatô, O Rei do Brasil (2015)

Assis Chateaubriand foi um magnata da comunicação, responsável por um conglomerado de mais de cem jornais, emissora de rádio e tv, revistas e agências telegráficas no Brasil entre 1930 e 1960. O filme sobre o fundador do MASP (Museu de Arte de São Paulo) e responsável pela chegada da tv no país, mostra sua vida desde criança até seu auge e também apresenta a evolução da mídia no Brasil. A obra é baseada no livro de mesmo nome escrito por Fernando Moraes.

4 guerra dos canudos

Guerra de Canudos (1997)

Baseado na Guerra de Canudos, quando o exército brasileiro enfrentou os integrantes de um movimento religioso liderado por Antônio Conselheiro, figura bastante conhecida após a Proclamação da República, que acreditava ser um enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais. O filme mostra a situação do Nordeste brasileiro no final do século XIX, e lida com temas como fome, seca, miséria, violência e abandono político, principalmente em Belo Monte, região onde os seguidores de Conselheiro fundaram o povoado de Canudos.

 

5 o imperador e o rei

Mauá – O Imperador e o Rei (1999)

Irineu Evangelista de Sousa, empreendedor gaúcho mais conhecido como Barão de Mauá, é considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas que modernizou a economia nacional ao longo do século XIX. Dirigido por Sérgio Rezende, a película retrata a infância, o enriquecimento e a falência de Mauá, e o que isso acarretou ao Brasil no período do Império (1822-1889).

[1] Aluna do sétimo semestre do curso de Jornalismo e estagiária da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s