ONG em Taboão da Serra carrega consigo a missão de transformar vidas por meio do ensino musical

Em seus 22 anos de história, cerca de sete mil alunos tiveram suas vidas tocadas pela música

Texto e Fotos Fernanda Carvalho [1]

Carla Tôzo [2]

Acreditando no poder transformador da educação musical, a Associação Músicos do Futuro, entidade sem fins lucrativos sediada em Taboão da Serra, tem suas ações voltadas para a formação de indivíduos multiplicadores de conhecimento, tornando-os capazes de mudar suas vidas e o meio em que estão inseridos.

A escola, que completará 23 anos em junho, já atendeu cerca de sete mil pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos. São em média 500 alunos por semestre frequentando o espaço de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h. Ao entrar na Instituição, os alunos dos sete aos dez anos passam pela disciplina de Formação Musical, na qual têm o primeiro contato com percepção rítmica, notas musicais, escalas, entre outros. Após esse processo, a grade curricular é formada por três disciplinas que se complementam: Teoria Musical, Canto Coral e o instrumento escolhido pelo aluno, que pode ser popular ou erudito.

Além da oportunidade desses alunos adquirirem técnica e propriedade para atuarem no segmento musical, o Fundador e Maestro da Instituição, Edison Ferreira, tem a preocupação de formar cidadãos responsáveis e qualificados para desempenhar funções nas mais diversas áreas profissionais. Segundo ele, os valores aprendidos com a educação musical são imensuráveis, e ainda completa “A arte proporciona qualidade de vida às pessoas. A sensibilidade trazida por ela é inquestionável”.

O projeto teve início em 1996, dentro do vestiário desativado de uma escola pública, com apenas três alunos. O Maestro, que na época atuava como professor de Língua Portuguesa nessa escola, propôs à direção o ensino musical para os jovens que passavam horas e horas ociosos com as aulas vagas. Essa iniciativa deu origem à Associação Músicos do Futuro, que nestes 22 anos de história formou profissionais que hoje atuam em grandes Orquestras Sinfônicas, Conservatórios e bandas conceituadas. Profissionais estes, atuantes não só no Brasil, mas também em outros países.

 Seja um Músico do Futuro

 A Instituição abre seleção para novos alunos duas vezes ao ano. Uma no início do primeiro semestre e outra no segundo semestre. Aberto o período de inscrições, basta dirigir-se à Secretaria da escola com RG e comprovante de residência em mãos. Para fazer parte da família Músicos do Futuro é necessário ter a idade mínima de 7 anos e ser morador de Taboão da Serra.

Inscrições, fotos, eventos e outras informações podem ser conferidas com exclusividade nas redes sociais da escola. Procure por “Músicos do Futuro” no Facebook, Instagram e Youtube e fique por dentro do dia a dia da instituição.

Serviço:

Associação Músicos do Futuro

Endereço: Rua Nair Marques de Souza, 129 – Jardim Maria Rosa – Taboão da Serra – SP

Contato: (11) 4787-8277.

[1] Aluna do sétimo semestre do curso de Jornalismo e estagiária da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s