A produção de TV em pauta

 Nesta quinta-feira à noite na III Semana de Rádio e TV, Audiovisual e Multimídia, as profissionais da Band que prestam serviço para Endemol Shine Brasil maior produtora independente em conteúdos televisivos falaram sobre suas experiências profissionais para um auditório cheio

Texto e fotos Renata Silva e Tatiana Silva [1]

Cobertura em vídeo: Daniel Gomes e Vanessa Lopes [2]

Carla Tôzo [3]

 

Com o tema geral da Semana de “Qual meu lugar no mercado audiovisual?”, a mesa da noite procurou explicar como funciona a produção de audiovisual hoje, o que mudou nesse mercado, além de tirar dúvidas de alunos e ex-alunos.  As convidadas foram Fernanda Rodrigues de Oliveira Borges (coordenadora de infraestrutura Master Chef Brasil) e Priscila Montoto (freelancer e produtora executiva do Master Chef Brasil) que fazem prestação de serviço para a produtora Endemol Shine Group Brasil, através da TV Bandeirantes, que trouxe o formato do programa para o Brasil. A conversa teve a mediação da professora da casa, Andrea Llopis.

PRISCILA
Priscila Montoto – freelancer e produtora executiva do Master Chef Brasil

Priscila Montoto disse que para entrar no mercado é preciso ir além das técnicas, querer realmente estar ali, ter “tesão” pelo que faz e não chegar pensando na hora de ir embora, como ficar olhando a hora todo momento. “O bom profissional é aquele que sabe olhar para o lado e ter a sabedoria de unir laços e na produção isso é fundamental. O trabalho em grupo precisa ser muito bem executado, pois tudo deve estar alinhado e em harmonia com todas as áreas”. Fernanda Borges complementa dizendo “A produção é a parte silenciosa, se ninguém reclamar, é porque foi bem-feita”.

FERNANDA
Fernanda Rodrigues de Oliveira Borges coordenadora de infraestrutura Master Chef Brasil

O interesse do público por reality shows

Afinal com a convergência das mídias, tudo ficou mais fácil de produzir, mas também difícil, pois segurar o telespectador na frente da TV com tantas opções de entretenimento é complicado. E isso se tornou um desafio para as grandes emissoras, que para recuperar o lucro com a audiência passou a investir nos canais fechados e programas com formatos internacionais, deixando a desejar na programação aberta.

Programas como Master Chef Brasil, Big Brother, The Wall, De férias com o Ex Brasil entre outros, ainda são produzidos mesmo com tanto tempo no ar porque são programas populares e que ainda gera bastante audiência e, consequentemente, lucro.

Fernanda explicou também sobre os custos desse tipo de produção. “É muito difícil fazer um bom trabalho quando não tem investimento e estrutura. E sim trabalhar em grandes emissoras ajuda, mas se você não tem contatos na área, bom relacionamento com a equipe, um bom branded content a chance do seu produto ser barrado mais na frente é grande, tudo é muito caro”.

plateia

O evento que é aberto ao público geral teve como presença o estudante do terceiro ano do ensino médio Gabriel Henrique Pereira de Melo, 18. Ele adorou a experiência de ouvir a palavra de profissionais experientes. “Eu achei muito legal, muito interessante, porque a gente aprende mais ouvindo uma experiência de um profissional da área, do que só a teoria. É muito bom ver elas felizes e realizadas na profissão, essa troca de ideias que a universidade proporciona aos alunos, é muito bacana”.

Veja a cobertura completa do dia 25 (manhã e noite) em vídeo:

[1] Alunas do sétimo semestre do curso de Jornalismo e estagiárias da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Alunos do oitavo semestre do curso de Jornalismo e estagiários da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[3] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s