Fátima Toledo e Estrela Strauss destacam a importância do preparador no elenco

Elas falaram com alunos sobre os bastidores do audiovisual 

Texto: Nathalie Araújo [1]

                                                          Vídeo: Ana Luiza Antunes [2]

Edilaine Felix [3]

A noite de quarta-feira, dia 24 de abril, da Semana de Rádio e TV, Audiovisual e Multimídia trouxe as preparadoras de elenco Fátima Toledo, dos filmes Cidade de Deus, Tropa de Elite e Pixote, e Estrela Strauss, da novela da Rede Globo Espelho da Vida, para palestrarem sobre casting e direção de elenco.

Estrela Strauss, que também é atriz, conta que o segredo para a criação dos personagens são as técnicas de ação, imaginação, atenção e relaxamento. Segundo ela, o personagem só existe se o ator der vida a ele, e paras isso tem que desenvolver a memória emotiva , que é quando uma pessoa usa experiências pessoais e emoções em alguma cena. Ela ressalta que essa foi uma ferramenta fundamental para ela alavancar a sua carreira como atriz.

Trabalhando na preparação de elenco de filmes, series, teatro e televisão, Estrela conta que o teatro costuma ter o tempo de ensaio maior do que as produções de audiovisuais, já na preparação do cinema e da televisão é uma preparação para uma “corrida mais curta”. Estrela revela ainda que fará 4ª temporada da série da Fox “Me chama De Bruna”.

Telona

Para ingressar nas telas os atores precisam ter a preparação e o desenvolvimento técnico e preparar elencos de filmes, muitos de grande repercussão, como Tropa de Elite, é o trabalho de Fátima Toledo. Ela conta que sempre observa as pessoas e através delas consegue enxergar um personagem, e foi assim que ela embarcou no seu primeiro filme Pixote (1981), no qual ela trabalhava dando aulas de oficinas de teatros para os meninos da Fundação Casa (antiga Febem).

No entanto, os métodos para preparação de atores de Fátima só ganharam destaque nos filmes Cidade de Deus e Tropa De Elite. “Foi uma loucura no filme Cidade de Deus, eu fiz oficina, escolhemos o elenco e depois fiquei dois meses com a moçada e com o elenco inteiro”, diz.

Fátima destaca que o ator tem que se desprender e viver o momento, que tanto o preparador, ator e diretor tem que ter foco na cena, porque na hora da montagem a cena pode cair. No final da palestra foi exibido um vídeo mostrando como funciona os bastidores, o por trás das câmeras, mostrando como é o trabalho de direção e preparação de atores.

Confira o vídeo do dia 24 de abril 

 

[1] Aluna do sétimo semestre do curso de Jornalismo e estagiária da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

                  [2] Aluna do quinto semestre do curso de Jornalismo e monitora  da Agência Integrada de Comunicação (AICom

[3]Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s