Neuronegociação e Design de Experiências são temas de palestra nesta manhã de quinta-feira

em

Victor Hugo Ferreira Júnior e Alexandre Mutran deram dicas de como vender melhor e se aproximar de clientes

Por Leonardo Sales [1]

Ricardo Negratia [2]

Carla Tôzo [3]

Quem presenciou a palestra desta quinta-feira de manhã (11/4) pôde acompanhar uma conversa enriquecedora e de alto nível sobre neuronegociação com Victor Hugo Ferreira Jr, fundador da Actavox e também sobre design de experiência, com Alexandre Mutran, gerente de Comunicação Regional da Globo.

Victor Hugo que possui um perfil mais voltado a parte neurológica de vendas, teve como ponto principal no debate interações com a platéia. Segundo ele, é essencial saber vender.

“Todo ser humano tem que vender alguma coisa, isso acontece quando você vai vender para o seu professor ou alguma idéia para o seu chefe. Estamos sempre precisando vender algo”. Ele ainda reforçou que toda venda em qualquer empresa “acontece” no mesmo lugar, ou seja, na cabeça do cliente, porque é ele quem vai decidir se vai comprar o produto que está à venda ou não.

Victor Hugo
Victor Hugo Ferreira Jr, fundador da Actavox

Ele ressaltou que no ramo das vendas é preciso ficar atento a maneira correta de se trabalhar. “Tem gente que tem um viés de negociação chamado ‘ganha perde’. Ele só ganha se o outro lado perder. É um raciocínio que está errado. Segundo o especialista, o jeito mais adequado é a venda “ganha ganha”. “Eu fiz anteontem uma negociação que foi extremamente proveitosa para três empresas. Foi boa para mim, para um cliente e mais um cliente. Os três saíram ganhando”, comemorou.

Já Alexandre Mutran conduziu sua fala sobre a importância das experiências e do diálogo para se aproximar do público.

“Eu tenho falado já há quase um ano sobre design de experiência, que é um tema que está muito ligado ao ‘live marketing’. Ele vai ao encontro do público e usa a possibilidade de estar olho no olho e cara a cara, com as pessoas. Essa é uma oportunidade das marcas conversarem com o público”. Segundo Alexandre, a experiência é importante para as pessoas por que elas preferem cada vez mais fazer as coisas do que necessariamente tê-las. Ele citou como exemplo, a possibilidade de usar o Uber ao invés do carro, ou deixar de comprar uma bolsa para simplesmente alugá-la em eventos específicos. Ou seja, a experiência de usar ou mostrar é mais importante do que a necessidade de ter.

Alexandre
Alexandre Mutran, gerente de Comunicação Regional da Globo

Além disso, o gerente avaliou a importância de estimular os sentidos das pessoas e aproximá-las de uma marca. “Você tem que descobrir onde seu público está. A gente cria oportunidades para conversar com as pessoas nesses momentos, que é o live marketing, por exemplo. Como destaque temos o programa “Verdejando”, da Globo. Estamos indo para o sétimo ano de Verdejando, que tem tido sucesso justamente por que ele saiu da TV e foi para as ruas. A gente convida o público para termos uma cidade mais verde”. Alexandre completou dizendo que nesse caso, não é apenas a Globo que está plantando árvores. “ As pessoas também querem e a emissora está oferecendo uma experiência para quem quer participar dessa causa e colocar a ‘mão na terra’”.

plateia

O estudante do primeiro semestre de Publicidade e Propaganda Rodrigo Scapini gostou muito do que foi divulgado pelos palestrantes. “Deu para pegar muitos pontos de como a experiência é importante para os clientes. Além de vender produtos vender também as experiências para ter fidelidade com os clientes”.

[1] Aluno do sétimo semestre do curso de Jornalismo e estagiário da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Editor de Imagens do Centro Universitário FIAM-FAAM.

[3] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s