Profissionais debatem mídia e merchadinsing

 

Por Laryssa Lima e Manoela Nunes [1]

Edilaine Felix [2]

 

A mesa da segunda noite da 3ª PP Week, dia 9/4, trouxe para falar sobre a reputação das marcas, a publicitária Sandra Marques gerente de mídia na agência El Camino, e o jornalista e crítico de cinema, Marcos Petrucelli, atualmente na GloboNews.

A publicitária Sandra, que tem 28 anos de experiência atuando como mídia, conta que atualmente as empresas estão contratando funcionários que sejam híbridos, que saibam atuar tanto nas mídias on ( redes sociais e ferramentas online), quanto nas off ( jornal, revista e televisão). Contudo, ela enfatiza que apesar da onda tecnológica, ainda há muito mercado para os publicitários que dão ênfase para mídias off.

“A primeira coisa é entender o cliente”, diz Sandra. Segundo ela, é preciso saber quais são seus interesses, conhecer a empresa, a pessoa para qual você está trabalhando, estudar o concorrente. “Há muitas pessoas que perguntam qual é a melhor agência de publicidade para se trabalhar. O melhor lugar é aquele que você quer estar.”

Publicidade no cinema

O crítico de cinema, Marcos Petrucelli, além de falar de sua experiência na cobertura do Oscas, debate com os alunos como cinema usa o marketing e a propaganda de forma “natural”, incorporando o merchandising à historia do filme.

Para ele, muitas vezes esse tipo de propaganda não invasiva traz grandes retornos, além de não causar o desconforto ao consumidor desse tipo de produto. “Temos que analisar o que a propaganda representa em notoriedade para a marca, o que ela causa no consumidor. Tudo deve ser analisado e alinhado com o cliente para que não haja um retorno negativo ou contrário do esperado”, conclui Petrucelli.

Para a aluna Isabel Farias, que está cursando o último semestre de Publicidade e Propaganda, “essa semana é muito importante, não somente para quem está indo embora, mas para quem, principalmente, está chegando. Porque tudo que vi hoje, é o que estou colocando em prática”.

As palestras acontecem até sexta feira no período diurno e noturno e para Isabel os alunos devem comparecer, pois são momentos e experiências enriquecedoras com profissionais da área que auxiliam no direcionamento profissional e também possibilitam o networking  entre palestrantes e alunos.

 

[1] Alunas do sétimo semestre do curso de Jornalismo e estagiárias da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s