Geomarketing é tema da abertura da PP Week

Especialistas no mercado da publicidade e propaganda conversam sobre a importância da ferramenta para entender e conhecer profundamente o público-alvo de uma marca.

Por Felipe Aranda [1]

Edilaine Felix [2]

A prática da publicidade e propaganda existe no mundo mercadológico há pelo menos 370 anos. Começou no jornal impresso e posteriormente chegou nos veículos audiovisuais. Durante esse percurso, este braço do marketing encontrou, na contemporaneidade, a tecnologia, que rapidamente se infiltrou em diversos segmentos da indústria global e costumes da população. Essa fusão permitiu uma nova oportunidade de estudo e aproximação de uma determinada marca com o seu público-alvo.

O geomarketing é uma ferramenta do marketing alimentada por dados que são demonstrados em mapas e possibilita uma visão ampla sobre um determinado ramo de negócio.

Esse conceito foi discutido com os alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FIAMFAAM no Auditório Nelson Carneiro na manhã do dia 08/04/2019, durante a 3ª PP Week. A mesa “Geomarketing: A localização como chave de acesso e conhecimento do seu cliente” recebeu Felipe Masson, diretor de planejamento estratégico na AlmapBBDO e Cyntia Cid Molina, professora da FIAMFAAM e consultora em mapeamento de marketing e licenciamento ambiental.

Entender para atingir o público-alvo

A segmentação é um dos principais passos para que uma ação de marketing de uma determinada empresa seja devidamente realizada e obtenha o resultado esperado. Fundamentar a segmentação do público-alvo de acordo com a classe social ou região geográfica está em desuso. “Hoje a gente faz a segmentação pela atitude da pessoa. Como estrategista, meu papel é entender o que mexe com elas para depois fazer as segmentações”, explica Felipe Masson.

A professora Cyntia Molina lembra que o geomarketing sempre existiu, mas que a gama de ferramentas que podem ser usadas para criar esse mapa analítico aumentou. “Hoje você tem como descobrir onde está o cliente, quais são os seus interesses, perfil, comportamento e tem como você chegar nele durante uma caminhada ou quando ele está em casa.”

cyntia
Cyntia Molina, durante palestra na 3ª PP Week (crédito: Marcelo Teixeira)

Os dispositivos conectados, que podem ser vários, como smartphones, smartwatches, computadores, geladeiras, carros entre outros, são alguns dos maiores fornecedores das informações que alimentam a base de dados utilizada pelo geomarketing. Eles permitem catalogar dados de navegação em aplicativos e sites, hábitos de consumo e compras em geral, além de locais físicos que o cliente ocasionalmente frequenta.

Análise de dados e o background do geomarketing

Lidar com a segmentação por meio do geomarketing exige uma habilidade extra com a análise de dados e estatísticas. Felipe, que além de diretor está se especializando em Ciência de Dados, reafirma a máxima sobre “dados ser o novo petróleo” e diz que “entender dados para a segmentação é uma coisa essencial para as agências se reinventarem”. Complementa que outros players como Facebook e Twitter, estão ocupando os espaços das agências de publicidade e propaganda, e que, “para as agências se manterem relevante é muito importante ter essa gestão de dados internalizada”.

fotos
Alunos participam da 3ª PP Week (crédito: AICom)

Cyntia diz que o geomarketing é um mercado que não fica contido no marketing propriamente dito, pois envolve outros especialistas como geógrafos, economistas e profissionais de tecnologia da informação. “Você tem um sistema de informação por trás e para você estruturar um sistema para trabalhar com geomarketing, são vários os que atuam em conjunto”, explica.

 

[1] Aluno do quinto semestre do curso de Jornalismo e monitora e estagiário da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s