Jornalistas falam das experiências em produzir grandes reportagens

Palestrantes conversaram com alunos no último dia da III Semana de Jornalismo 

Caio Britto, Giovanna Xavier Petroni e Gabriela Sacche [1]

Vídeo: Eric Ribeiro. Produção: Giovanna Xavier [2]

Edilaine Felix [3]

Interatividade, dados, convergência de mídias, realidade virtual, são algumas das inovações que estão no jornalismo. Para falar sobre “As novas possibilidades da reportagem” a mesa da manhã desta sexta-feira, dia 05/04, contou com  a presença dos jornalistas Adriana Farias, da TV Record, Marcelo Leite, da Folha de S. Paulo, e Monica Manir, da revista Piauí.

Adriana, que atua no núcleo de reportagens especiais da TV Record e já teve passagem na VejinhaSP, conta como são as diferenças em reproduzir uma grande reportagem na televisão e impresso. “A grande diferença é a linguagem, enquanto no impresso a gente trabalha muito com texto, na televisão a imagem tem parâmetros diferente de apuração e da forma de entrevistar.”

A jornalista lembra do uso de aparelhos tecnológicos, que ajudam o jornalista na produção da reportagem e como drones, vídeos em 360º, e destaca o uso do aparelho celular para as gravações, principalmente na rua. “É muito importante, nas gravações na rua com alta qualidade, o celular resolve muito”, diz Adriana.

hoje_adriana farias
Adriana Farias, jornalista núcleo de reportagens especiais da TV Record (Crédito: Ricardo Negrathia)

Para a jornalista Monica Manir, que já atuou nas revistas Claudia e Crescer e foi editora do caderno Aliás do Estadão, o jornalismo literário pode prender o leitor e fugir do lead. “Nós sempre evitamos este tipo de lead, a ideia sempre é pensar a forma de apresentar a reportagem ou perfil da forma mais atraente possível para o leitor. ”

hoje_monica manir 2
A jornalista da revista Piauí, Monica Manir. (Crédito: Ricardo Negrathia)

Ela acredita que as grandes reportagens podem estar em todas as plataformas multimídias. “ Eu acho que os sites têm grandes reportagens, se você pegar a New Yorker, uma revista americana, ela tem espaço virtual também, que tem seis páginas na internet.  É uma aventura, porque as pessoas perderam interesse em ler, mas quando a história é boa tem espaço para todo mundo.”

Ofício

Com mais de 30 anos de carreira, o colunista Marcelo Leite, que é especializado em ciência e ambiente, destaca que até mesmo o impresso tem evoluído e criado conteúdo online, que vai muito além do texto, combinando vídeos, infográficos e podcasts.

hoje_marcelo leite
Colunista da Folha de S. Paulo, Marcelo Leite. (Crédito: Ricardo Negrathia)

Leite, que também é autor do livro “Ciência – Use com Cuidado”, lembra do papel do jornalismo na sociedade: “O jornalista tem o papel de falar do que está acontecendo, vai acontecer, ou o que o público não está vendo. Para isso existe jornalismo”, enfatiza.

hoje_plateia
Marcelo Leite, Adriana Farias, Fabíola Tarapanoff (mediadora) e Monica Manir (Crédito: Ricardo Negrathia)

Mercado

Para os alunos as palestras são incentivadoras e mostram como está o mercado. Para aluna do 5º semestre do curso de jornalismo, Rafaela Cipriano, é bom ter contato com os profissionais e ouvir as suas experiências, pois “impulsiona a querer correr atrás dos sonhos”.

Confira o vídeo do evento:

 

 [1] Caio Brito e Giovanna Xavier são alunos do oitavo semestre do curso de Jornalismo e estagiários da Agência Integrada de Comunicação (AICom), e Gabriela Sacche é aluna do quarto semestre do curso de Jornalismo e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom), e

[2]  Alunos do oitavo semestre do curso de Jornalismo e estagiários da Agência Integrada de Comunicação (AICom),

[3] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s