Alunos com autismo matriculados em escolas comuns sobe 37% em um ano

Segundo o Inep, em  2017 eram 77.102 entre crianças e adolescentes, em 2018 esse índice subiu para 105.842 alunos

Por Leonardo M. Sales [1]

Edilaine Felix [2]

No dia Mundial de Conscientização do Autismo – comemorado nesta terça-feira, 2/4, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) atualizou dados sobre alunos autistas matriculados em escolas públicas ou particulares no país.

De acordo com o Censo Escolar, o número de alunos autistas que estão em classes comuns cresceu 37,27% em um ano. Em 2017, por exemplo, eram 77.102 entre crianças e adolescentes com autismo que estudavam na mesma sala de pessoas sem deficiência. Já em 2018, esse índice subiu para 105.842 alunos.

Abril Azul

Em comemoração ao mês destinado às pessoas com autismo, grupos e entidades da cidade do Guarujá, litoral paulista, organizaram uma comemoração especial para a data. Conforme divulgação do jornal “A Tribuna” a partir de hoje, os moradores da cidade receberão panfletos sobre o transtorno, além de poderem participar de palestras, sessão de cinema, entre outras atividades.

A organização das atividades é uma realização da Secretaria de Relações Sociais e da Assessoria de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência.

O que é o autismo?

O autismo é definido pela sigla TEA (Transtorno de Espectro Autista) e duas características distintas podem ser encontradas no transtorno. O “autismo clássico” costuma ser diagnosticado aos 3 anos de idade, e os sinais mais comuns são: ter dificuldade em interação social, não compartilhar interesses, não reagir a emoções e fazer movimentos repetitivos.

Existe também a “Síndrome de Asperger” e os fatores mais comuns são: desinteresse em compartilhar gostos, falta de empatia e interesse por assuntos muito específicos. Conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) estima-se que 1 a cada 160 crianças sofrem de TEA, em todo o mundo.

[1] Aluno do sétimo semestre do curso de Jornalismo e estagiário da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s