Biblioteca do Campus Santo Amaro é reinaugurada

Cerimônia homenageou o antigo reitor do Centro Universitário FMU e apresentou os novos recursos tecnológicos disponíveis para os alunos

Texto e vídeo: Ana Luiza Antunes [1]

Fotos: Marcos Valentim

Edilaine Felix [2]

O Centro Universitário FMU realizou, na tarde desta última quinta-feira, 21 de fevereiro, a reinauguração da Biblioteca do campus Santo Amaro, um novo espaço com aproximadamente 350 mil exemplares e 900 metros quadrados de área, em uma cerimônia que integra as comemorações dos 50 anos das Faculdades Metropolitanas Unidas, instituição que visa juntamente com a Rede Laureate International Universities, melhorar os espaços acadêmicos e proporcionar uma melhor qualidade no ensino.

O evento contou com a presença do reitor do Centro Universitário FMU|FIAM FAAM, Manuel Nabais da Furriela, o presidente do Centro Universitário FMU, Eduardo Mendonça, o chefe das Bibliotecas do Centro Universitário FMU, Denilson Ortiz, o gerente da Escola de Ciências da Saúde da UniRitter, Luciano Reolon e toda a equipe administrativa da Instituição.

Para o presidente da FMU, a reinauguração marca um momento memorável para a instituição. “A biblioteca é o coração de uma universidade. Como egresso de Economia da FMU, para mim é um orgulho. E como executivo da Laureate, responsável pela gestão aqui de São Paulo, eu sinto um grande marco na história da instituição. Comemorar os 50 anos com uma biblioteca do porte merecido da nossa instituição, é uma grande comemoração”, celebra.

Segundo o reitor Manuel da Furriela, o projeto foi criado seguindo um padrão de referência e com o objetivo de levar como exemplo para os demais campi. “Ela é uma biblioteca modelo. As próximas bibliotecas a serem reformuladas seguirão esse conceito, que oferece a oportunidade de interação muito maior aos estudantes do que as bibliotecas tradicionais”, informa.

Reconhecimento

Além das novidades que a nova biblioteca irá proporcionar, a cerimônia também foi marcada por grandes surpresas. Em homenagem ao antigo reitor do Complexo, o novo espaço recebeu o nome do professor doutor Arthur Roquete de Macedo, que atualmente ocupa o cargo de chanceler representante de São Paulo. “Essa é uma das homenagens mais significativas que eu já recebi”, declara.

Roquete possui formação em Medicina, mestrado e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), além de pós-doutorado na Universidade da Califórnia – San Diego. O professor, que também foi reitor da Unesp, é membro há dezesseis anos do Conselho Nacional de Educação (CNE) e já recebeu prêmios de destaque na área de pesquisa, sendo inclusive, pioneiro em toda América Latina na pesquisa de transplante de pâncreas. Já representou o Brasil em Congressos Internacionais, no qual também foi personalidade destaque.

biblioteca_roquete2
O homenageado, Arthur Roquete

Para o presidente do Centro Universitário FMU, a homenagem diz muito sobre qualidade acadêmica da instituição. “Nada melhor que simbolizar uma biblioteca reinaugurada com o nome do nosso querido professor Roquete. Eu estou muito feliz, é uma honra de fato estar aqui hoje com esse grupo fazendo essa reinauguração”, exalta.

Para o professor homenageado, o investimento que a Rede Laureate proporcionou para a Biblioteca é um grande diferencial para a FMU. “A partir do momento em que a Laureate assumiu a FMU, o progresso ficou muito mais evidente. Hoje só é possível ter uma biblioteca como essa e laboratórios da área de saúde porque a Laureate investe em estrutura. Isso foi muito importante, foi um progresso continuado da instituição.”

Conforto e tecnologia

Durante a entrega da nova biblioteca, os convidados discutiram sobre os novos recursos e tecnologia que integram o ambiente.  O espaço conta com mais de dez mil exemplares, além de salas de estudos coletivos equipados com aparelhos audiovisuais que foram destaque na reinauguração. “Além da formação de grupos de estudos em salas próprias, os alunos terão condições de utilizar recursos de audiovisual nas baias dentro da biblioteca”, afirma Furriela. “Há mais interação. Então realmente é um grande avanço para a FMU oferecer uma unidade moderna como essa”, complementa.

O chefe das Bibliotecas da Instituição, Denilson Ortiz, acredita que o espaço é uma extensão da salas de aula no qual o aluno pode desenvolver suas habilidades e competências. “Além desse espaço físico, nós temos também uma série de ferramentas tecnológicas à disposição dos alunos”, anuncia. “Isso é muito importante no desenvolvimento das pesquisas e do desenvolvimento da sociedade como um todo. A gente entende que a biblioteca é um espaço para o aluno se desenvolver e transformar a sociedade em que vive”, conclui.

biblioteca6_entrada

“O aluno também nos ajudou na elaboração do projeto para uma biblioteca mais moderna, onde de fato o aluno se sinta recebido com bastante conforto”, diz Ortiz.

A reforma, que demorou três meses para ficar pronta, se preocupou em entregar para os alunos um espaço também mais confortável. “A infraestrutura, a área de operações tomou cuidado com cada detalhe, com cada área de estudo para o aluno ter realmente uma experiência de estudo dentro de uma universidade. Essa biblioteca entrega esse valor para a nossa comunidade”, afirma Eduardo.

O usuário

Já para os alunos que participaram da reinauguração, o conforto aliado aos novos recursos irá auxiliar ainda mais em seus estudos. “A estrutura no geral melhorou bastante. A instalação de internet, redes de wifi. Está mais acessível para os alunos porque antigamente não tínhamos esses recursos”, diz Pedro Henrique, aluno da FMU.

biblioteca2

A relação entre a nova biblioteca com a antiga também foi percebida por quem conhecia o antigo espaço. “Uma das maiores diferenças que eu percebi foi em relação ao acesso, ao acervo e o conforto da cadeira para sentar, descansar, ler nossos livros e ficar mais tranquilo”, afirma Vinicius Silveira, aluno de Psicologia da FMU. “O conforto está muito melhor, principalmente nos espaços de estudos individuais e coletivos”, destaca Gabriela Ribeiro, aluna do Centro Universitário.

O coração de uma universidade

A unidade, que contempla a escola de Saúde do Centro Universitário e que realiza atendimento gratuito à comunidade local, também receberá “a reinauguração de vários espaços acadêmicos, como laboratórios de práticas, laboratório de habilidades e outros espaços que melhorarão ainda mais a qualidade acadêmicas dos nossos cursos”, afirma Luciano Reolon, gerente da Escola de Ciências da Saúde da UniRitter.

biblioteca7_alun0s

A unidade também receberá visitas para conhecer o novo espaço, que foi elaborado pela equipe de Ortiz e teve como arquiteto um ex-aluno da Instituição. A biblioteca que teve sua primeira inauguração no ano de 2000, recebeu um novo projeto para oferecer ideias inovadoras e um ambiente diferenciado, disponível para todos os alunos da Instituição.

O presidente Mendonça destacou também que a biblioteca é onde toda a inteligência e valor de uma universidade é traduzida, e que essa cerimônia visa comemorar o coração do Centro Universitário FMU, um espaço feito para atender a comunidade acadêmica a altura da Instituição.

Já Reolon diz que a grande circulação de alunos na nova biblioteca será muito importante, “uma vez que é um espaço que permite que eles possam se desenvolver academicamente e isso pode gerar resultados para mudar a vida da nossa sociedade como um todo”, reflete. “A reinauguração da biblioteca também simboliza todo o esforço que a FMU tem em melhorar continuamente toda a sua infraestrutura”, conclui.

Confira o vídeo da reinauguração da biblioteca

 

[1] Aluna do quinto semestre do curso de Jornalismo e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s