Alunos do FIAM-FAAM em parceria com projeto Leitura no Vagão

em

Ao todo foram doados 1005 livros

Giovanna D´Ark [1]

Carla Tôzo [2]

 

Entre a correria e o empurra empurra da cidade, os avisos sonoros indicam o destino: “Próxima estação Sé, desembarque pelo lado esquerdo do trem”. O vendedor passa anunciando: “Pipoca é um real, pipoca é um real”. No ônibus, o passageiro se irrita com a parada perdida: “Vai descer, motô”. E de ponto em ponto, a cada estação, lá se vão quase duas horas do nosso dia. Segundo pesquisa de Mobilidade Urbana da Cidade, esse é o tempo médio gasto pelo paulistano para se deslocar pela cidade. Foi observando esse dilema, que o desenvolvedor de sistemas Fernando Tremonti (29) criou o projeto Leitura no Vagão (LNV). Segundo ele, no caminho entre sua casa e o trabalho, era possível ler dois livros por semana. Na ativa desde 2014, a ideia é espalhar, diariamente, livros em praças e no transporte público, além das grandes ações, que são realizadas após a arrecadação de uma quantidade expressiva de exemplares. Filho de professores e adepto desde cedo do hábito da leitura, ele reconhece a importância dos livros na transformação de vidas e utiliza o projeto para colocar em prática sua filosofia: “Transformar o lugar que eu atuo em um ambiente melhor”.

Como todos nós atuamos todos os dias nessa Paulicéia Desvairada, resolvi entrar em contato com a professora Rita Ribas que aceitou a sugestão de promover uma campanha na faculdade para arrecadar livros para o projeto. A professora conta que teve ajuda dos alunos e reforçou a importância de apoiar a causa: “Fizemos com o objetivo de promover a leitura e o conhecimento”.

Fernando destaca importância dessa ação para o projeto que, ao todo, arrecadou e entregou 1005 livros. “O Leitura no Vagão é um projeto que depende de doações e engajamento. A ação promovida pela faculdade, sem dúvida, foi fundamental para atingirmos esse objetivo. Me sinto grato!”

Para conhecer melhor o projeto, contribuir com doações ou ser voluntário (a), acesse o site: https://www.leituranovagao.com/

[1] Aluna do quinto semestre do curso de Jornalismo.

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s