Dê uma chance a bola oval

Guia de futebol americano apresenta os objetivos e estratégias do jogo para leigos e especialistas

Texto e foto João Estumano Neto [1]

Carla Tôzo [2]

 

O livro Manual do Futebol Americano (ActionBooks, 413 páginas, 2017, R$39,90) escrito pelo jornalista Antony Curti, redator dos sites The Concussion e Pro Football e também é analista dos canais ESPN, trata-se de uma importante obra para o desenvolvimento do esporte nacional. O principal objetivo é modificar o pensamento do fã casual de esporte. Curti afirma que o futebol americano é um jogo bastante estratégico e vai muito além de apenas pancadas violentas.

Durante sua narrativa, Curti apresenta vários conceitos básicos sobre futebol americano, além de debater com o leitor sobre os preconceitos que o público em geral tem com o esporte. Em dado momento ele cita um caso em que seu antigo professor de educação física lhe disse que o futebol americano “é um esporte para brutos selvagens”. Ao longo do livro, Curti confronta essa ideia ao mostrar que o futebol americano possui várias nuances que passam despercebidas pelo torcedor, mas que são fundamentais para definir os rumos que uma partida toma.

Dentro do manual também é possível conhecer grande parte da história da National Football League (NFL), que é a principal liga de futebol americano do mundo. Ele mostra a importância cultural do futebol americano para o povo norte americano e relaciona o contexto de desenvolvimento capitalista com o esporte e a sociedade. Também mostra como a NFL se tornou uma liga superpoderosa e a revolução que o show do intervalo do SuperBowl causou no marketing esportivo. O autor ainda explica a parte financeira dos negócios e como funcionam os contratos dos jogadores com as suas respectivas franquias.

Na segunda parte do livro, são abordados pontos mais específicos, para fãs que já possuem um grande conhecimento sobre a modalidade. O autor descreve as principais faltas do jogo, a quantidade de árbitros em campo e suas funções. É importante destacar que durante todo o livro, são propostos alguns exercícios de fixação para garantir o aprendizado sobre o jogo e suas regras.

No final ele ainda expõe algumas opiniões próprias sobre a NFL, quando explica as posições mais importantes dos jogadores, e mostra alguns conceitos táticos que ajudam a compreender logicamente o que acontece em campo quando os jogadores estão se enfrentando.

Este manual é um importante divulgador do futebol americano no Brasil e ajuda a ampliar cada vez mais a comunidade em torno do esporte. É dedicado para quem é apaixonado por esportes americanos ou tem muita curiosidade sobre essas modalidades que ainda são alternativas por aqui.

[1] Aluno do segundo semestre de Jornalismo e estagiário da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s