Enem 2018 tem baixo percentual de abstenção

A realização da prova foi considerada tranquila por parte das autoridades

Por João Estumano Neto [1]

Edilaine Felix [2]

No último domingo (04/11), aconteceu em todo o país, a aplicação regular do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018). O início foi às 13h30 (Horário de Brasília) e o encerramento foi às 19h00 (também no horário de Brasília). A prova deste domingo teve 5h30 de duração e contou com 90 questões de múltipla escolha nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; além da redação, cujo tema foi sobre a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet”.

Em coletiva de imprensa após o encerramento da prova, o ministro da educação, Rossieli Soares, agradeceu aos órgãos públicos e funcionários públicos, além das Forças Armadas, que auxiliaram na organização e execução da prova sem grandes incidentes.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) recebeu em sua sede o presidente da República, Michel Temer, durante o plantão de monitoramento do exame. A força tarefa ainda contou com a presença do ministro da segurança, Torquato Jardim, além de outras autoridades, e teve o apoio da Polícia Federal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e dos Correios.

Falta

Nesta edição, o Enem registrou o menor percentual de ausência desde 2009. Ao todo, 1.374.430 candidatos faltaram aos locais de prova. O número de inscrições foi de 5.513.749, com 89% de índice de acesso ao cartão de confirmação de inscrição.

As únicas ocorrências registradas foram de queda de energia elétrica em algumas escolas em virtude de temporais, porém, apenas em Porto Nacional (TO) e Franca (SP) houve a interrupção do exame.

Ainda foi registrado que 71 participantes foram eliminados, sendo 67 por descumprimento de regras gerais do Edital, dois por problema na revista do detector de metal e dois por uso de ponto eletrônico.

Perfil dos candidatos

A maioria dos candidatos em 2018 eram da região sudeste com 36,6% dos inscritos, cerca de 5,5 milhões de pessoas. As mulheres também foram maioria com 59% dos participantes e a faixa etária ficou concentrada nos 17 anos (17%), 18 anos (15,9%) e 19 anos (10,6%).

A faixa de 21 a 30 anos reuniu 27,8% dos estudantes. Além disso, 58,7% dos inscritos já concluiu o Ensino Médio, enquanto que 29,7% estava no último ano em 2018. Os “treineiros” representaram 10,6%.

No próximo final de semana, 11 de novembro, acontecerá as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. O segundo dia de provas terá 5 horas de duração e novamente 90 questões de múltipla escolha.

Os gabaritos e o caderno de questões será liberado no dia 14 de novembro no https://enem.inep.gov.br/, enquanto que o resultado está programado para 18 de janeiro de 2019.

 

[1] Alunos do segundo semestre de Jornalismo e estagiários da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s