FMU promove a 1° Semana de Diversidade e Inclusão como parte das comemorações dos 50 anos

Por meio de painéis com diversos profissionais respeitados no mercado, a universidade defende a educação como meio de conscientização

 

Texto e fotos Mateus Lima[1]

Carla Tôzo [2]

Começou nessa 2f (29/10) a 1° Semana de Diversidade e Inclusão do Complexo Educacional FMU|FIAM-FAAM com diversos painéis que terão participação de profissionais de várias áreas que trabalham em prol da inclusão social de minorias.

A semana começou com as boas vindas do reitor da instituição Prof. Manuel Furriela aos alunos e convidados que falaram sobre LGBTQI+  dentro das corporações, as dificuldades de desenvolver a cultura da empresa para todos sem preconceitos e desigualdade.

O professor de direito penal da FMU e instrutor do IN Movimento Inclusivo, César Eduardo Lavoura, comentou se a criminalização de determinadas condutas poderia mudar a postura social perante as causas de minorias. “Eu acho que não, eu acho que a questão está no antecedente, na conscientização, na informação, é uma questão cultural”.

 

6D588B02-3A0D-4528-86FB-3AC38C0EFC60
César Eduardo Lavoura

Ele acredita que o começo de tudo é pela educação. “Quanto mais falarmos, mais inclusão vai acontecer, quanto mais testemunhos, participação, mais eventos como esse tiverem, mais teremos a inclusão e a diversidade fluindo no nosso ambiente, sem aqueles preconceitos, sem a dificuldade de convívio, porque a gente só tem algumas barreiras porque não temos essa troca, empatia, não conversamos com o outro.”

Salomão Cunha, fundador do GAMES, Government Affairs, Media, Entrepreneurs e Supporters, foi o moderador da roda de debates e propôs para os convidados ali presentes “colar as cadeiras à frente da mesa” para diminuir a desigualdade presente na representação do palco, que distancia o palestrante dos ouvintes.

DEED9D5F-BB46-41B1-998E-18DCBAEC12CE

O fundador da GAMES pautou a importância do engajamento de empresas na causa, além de defender a promoção de um ambiente seguro e saudável para gerar bom rendimentos entre os funcionários. “As empresas precisam adotar práticas de inclusão verdadeiramente reais, se a diversidade e inclusão não faz parte do direcionamento estratégico da companhia, como algo que está no DNA da empresa, ela não vai se empenhar em realizar ações para proteger seus profissionais, todo mundo quer ir para um ambiente seguro e acolhedor.”, ressaltou Salomão.

Outro ponto que chamou atenção foi que além das responsabilidades sociais as empresas podem ter ganhos com a diversidade em seu ambiente, como falou Eliezer Silveira, Chief Marketing Officer da Stefanini e Conselheiro Executivo da GAMES.

“Eu vejo cada vez mais os movimentos das empresas enxergando que enquanto permanecer o jogo de poder antigo, focado em grupos já privilegiados ela não vai conseguir desenvolver e trazer inovação, hoje se você pega o ranking das empresas mais inovadoras, todas as que estão liderando são empresas que tem políticas de inclusão e diversidade muito claras e estabelecidas, ligados inclusive a cargos de alta gestão.” e finaliza  “A diversidade é o ativo principal para a inovação.”

Os profissionais ainda pautaram suas experiências pessoais no decorrer da trajetória profissional e como conseguiram quebrar barreiras dentro e fora do meio corporativo e ter uma rotina saudável e criativa.

A Semana da Diversidade vai até o dia 1 de novembro

[1] Aluno do sétimo semestre do curso de Jornalismo e estagiário da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s