Discussão sobre nazismo e fascismo com análise de filmes encerra Semana de Comunicação

A sessão fez parte de mais uma das atividades de lançamento do Núcleo NERD

Texto e Foto Bianca Matz [1]

Carla Tôzo [2]

 

Através dos filmes Arquitetura da Destruição (1989), Libertárias (1996), A Outra História Americana (1998), O Fascismo de Todos os Dias (1965), Páginas da Revolução (1995), A Onda (2008), Vincere (2009) e Um Dia Muito Especial (1977) questões relacionadas ao nazismo e ao fascismo serviram de base para uma reflexão e discussão sobre o que anda acontecendo durante o processo eleitoral de 2018, as ondas falsas de informações, o valor das redes sociais e a força das propagandas.

“A ideia é refletir um pouco se tem essas questões mesmo e se merecem serem debatidas. Precisamos ficar atentos”, esclarece o professor Eduardo Correia, formado em Jornalismo e História, a respeito da escolha do tema. “O momento que a gente vive na História é muito singular”, completa.

A junção da história e o cinema com conteúdo de ficção e não-ficção auxiliou na compreensão do conteúdo. O historiador Jacques Le Goff foi citado como exemplo com um dos seus livros, chamado História e Memória. Le Goff discute sobre eventos do século XX, como o nazismo, fascismo e as duas Guerras Mundiais.

Sinais iniciais de um sistema fascista, como nacionalismo contínuo e exacerbado, supremacia militar e mistura de governo e religião, além da questão da intolerância, envolvendo o gênero, raça, nacionalidade, religião, orientação sexual e ideologia política, foram discutidos também.

[1] Aluna do quarto semestre de Jornalismo e estagiária da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s