Workshop permite maior interação entre alunos e profissionais

Uma das oficinas da noite de segunda-feira foi “Leitura, Interpretação e Produção de Texto: Enade”

Por Christian Cavalcanti e Redação AICom [1]

Edilaine Felix [2]

“A Semana de Comunicação é importante porque os alunos conseguem se atualizar em temas específicos e também em temas gerais”, diz a coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Tereza Imperiale. Embora preparado para alunos de Comunicação, Tereza ressalta que o evento é livre, aberto para qualquer aluno que queira “agregar conhecimento”.

Cinema, trilhas sonoras, inovações tecnológicas, marketing e oficina de texto, foram os destaques da primeira noite, do dia 22 de outubro, da 8ª Semana de Comunicação no campus Morumbi do FIAM-FAAM.

As professoras Ana Tereza Pinto de Oliveira e Maria Tereza Cattacini Blois, ministraram o workshop “Leitura, Interpretação e Produção de Texto: Enade”. Embora tenha no título Enade, Maria Tereza destaca que podem participar alunos de todos os cursos e semestres.

As professoras Ana Tereza e Maria Tereza

Sobre a importância da leitura e da escrita, a professora Ana Tereza diz: “Se você não consegue ler, alguém vai ler e escrever para você. Leitura, interpretação e produção é fundamental para a cidadania”.

Audiovisual

Em uma sala lotada, o professor de sociologia Bruno Casalotti falou sobre”Tropa de Elite: diálogos entre a sociologia e o cinema (Parte I – Missão Dada é missão cumprida)”, num workshop sobre a sociologia da narração do longa metragem.

Cinema também foi a temática central da professora de PP Maristela Bizarro, que apresentou o workshop “Terror em um minuto” com o objetivo de levar aos alunos um outro olhar da produção audiovisual. “A relação entre imagem e texto faz parte a minha trajetória e hoje tive a oportunidade de trazer um amigo que fez escola de cinema comigo para falar sobre uma produção viável para nossos alunos, a websérie.”

Esse amigo é o diretor de cinema Gilberto Caetano que  mostrou aos alunos alguns curtas e produções feitas e falou da importância das filmagens na comunidade. “Terror em um minuto, por exemplo, foi produzido dentro do centro cultural e algumas pessoas nunca tinham entrado num centro cultural – e depois começaram a frequentar o espaço.”

gilberto
O diretor de cinema Gilberto Caetano foi o convidado da professora Maristela Bizarro na oficina “Terror em um minuto”

Histórias

No workshop “Inovações tecnológicas e os desafios da comunicação mercadológica – da teoria à prática”, o professor de PP, Felipe Correa de Mello, falou, dentre outros assuntos, sobre o engajamento e a interatividade que as marcas produzem.  “Hoje a marca dialogo com o cliente e o cliente com a marca”, diz.

O professor Felipe Mello fala sobre inovações tecnológicas e a professora Adriana Braga e o professor Johan van Haandel sobre trilhas sonoras

Conversar, contar histórias. Esse é o objetivo da oficina “As trilhas sonoras das novelas (anos 1970 e 1980) – a relação da TV com o mercado fonográfico”, apresentada pelos professores de Rádio, TV e Vídeo, Adriana Braga e Johan van Haandel, que contaram a história da TV e do rádio via trilha sonora. “Falamos de censura, mostramos aos alunos trechos de novelas, e coisas que eles não viram e maneira bem descontraída”, diz Adriana.

**

A Semana de Comunicação vai de 22 a 26 de outubro nos campus Morumbi e Ana Rosa, nos períodos manhã e noite. 

A programação completa poder ser acessada no: https://aicomfiam.net/2018/10/15/fiam-faam-promove-a-oitava-edicao-da-semana-da-comunicacao/

 

[1] Aluno do quarto semestre de Jornalismo e estagiário da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s