Alunos interagem com a comunidade durante Ação Saúde

Evento também é de extrema importância para a formação dos alunos

Por Gabriela Cristina [1]

Edilane Felix [2]

A XVII Ação Saúde que ocorreu no campus Santo Amaro foi realizada por professores e alunos da instituição. O evento teve como objetivos receber e acolher pessoas que moram próximas ao local por meio de mais de 20 atendimentos na área da saúde. Alguns dos serviços prestados foram: orientação nutricional, exames de sangue e atendimentos  fonoaudiológicos, odontológicos e estéticos.

O coordenador do curso de musicoterapia, Raul Brabo, considera que a Ação Saúde “é um dia muito especial porque integra todos os cursos da área da saúde da FMU e abre o campus para a sociedade visitar e fazer exames”. Para ele, o curso de musicoterapia – que realizou interações musicais durante todo o dia – tem a função de integrar e sensibilizar as pessoas e o evento é essencial para a divulgação da profissão.

Coordenador do curso e musicoterapia, Raul Brabo, e alunos durante intervenção pelo campo, cantando o mantra nordestino

Os alunos do curso de nutrição, além de oferecer orientação nutricional, realizaram uma exposição para mostrar que alguns dos alimentos mais consumidos pela população têm taxa de sal e açúcar maior que do que a recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Para a estudante do 7º semestre de nutrição, Larissa Brito de Lima, que participou da exposição, o evento serve para “passar o que a gente conhece para as outras pessoas e elas se surpreendem”.

nutrição
Alunos do curso de nutrição orientam participantes

Além disso, os alunos do curso de Educação Física atenderam aos que participaram da ação tirando medidas, peso, altura, fazendo cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) e porcentagem de gordura corporal. Os estudantes também conversaram com as pessoas sobre os resultados para recomendar a elas o que poderia ser feito para melhorar a saúde.

Para o estudante do 7º semestre de Educação Física, Victor Godoy, a Ação Saúde ajuda a aperfeiçoar o atendimento. “A gente vê resultados diferentes, histórias de vida diferentes e aprende a se adaptar a cada pessoa”, acredita.

educação fisica
Alunos de Educação Física durante a Ação Saúde

Já os estudantes do curso de biomedicina, além de realizar exames, fizeram uma conscientização sobre as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), os métodos contraceptivos e os exames de Papanicolau. De acordo com o estudante do 7º semestre de Biomedicina, Gabriel Benevides, a intenção foi fazer com que as mulheres se sintam à vontade para fazerem o exame de Papanicolau, que também pôde ser realizado durante o evento.  Segundo ele, “a gente não só ensina o que a gente sabe, mas a gente também aprende com as pessoas”.

Para a dona de casa Maria Soares Berto da Silva, que esteve presente com sua família para receber atendimento odontológico e fazer exames de sangue, o evento “é muito importante, porque a gente precisa cuidar da saúde”.

massagem
Uma das salas mais concorridas era a de massagem.

Já para Esmeralda Cristina Ambariantz, que foi atendida pelos alunos dos cursos de estética, odontologia, fonoaudiologia e fisioterapia, os atendimentos prestados durante a XVII Ação Saúde são importantes porque “fazem bem para as pessoas e elas aprendem a se cuidar”.

 

[1] Aluna do quarto semestre de Jornalismo e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s