Semana de aprendizado e trocas de ideias no FIAM-FAAM

Nessa manhã (22) alunos do Campus Ana Rosa aprenderam um pouco mais sobre iniciação científica, elaboração de TCCs em Rádio, TV e Vídeo e história dos HQ´s

 

Por David Fernandes Santos e Victoria Amaral [1]

Fotos: Mateus Lima [2]

Carla Tôzo [3]

 

Nós próximos dias os alunos de todos os cursos de comunicação terão palestras e workshops com temas variados e transdisciplinares visando o aprimoramento e formação universitária. “A gente considera isso (a interação entre os cursos) muito positivo porque isso mantem uma conversa entre os cursos e ajuda os alunos a entender o que é a área da comunicação. Quando um aluno vai trabalhar, por exemplo, em uma agência, dificilmente vai trabalhar com profissionais formados apenas na área dele.”, explica Mayara Lobato, coordenadora adjunta do curso de Jornalismo.

IMG-20181022-WA0016
Mayara Lobato

Um dos palestrantes foi Fernando Rabelo, formado na área de turismo e sócio do Evente-se, software de educação na área de eventos que ressaltou a importância de pensar na construção e desenvolvimento de um projeto. “Acho que os projetos não servem apenas para a vida profissional, mas também para a vida pessoal. Independentemente do que se for produzir é necessário organizar. A ideia aqui é ajudar o aluno a entender como organizar esse processo criativo, o planejamento, a olhar todas as áreas que o compõem”.

IMG-20181022-WA0018
Fernando Rabello

 

Já professora Tainah Negreiros debateu sobre o tema A representação das mulheres no cinema. Para ela é fundamental discutir sobre esse tema, “já que somos criadores de conteúdo, temos que ter consciência da imagem que estamos criando sobre as mulheres na mídia, na publicidade e no cinema”.

IMG-20181022-WA0017
Tainah Negreiros

A publicitária e docente do curso de Publicidade e Propaganda Lye Renata também marcou presença falando sobre a publicidade em seriados. Segundo ela, esse é o futuro da publicidade, mas isso não quer dizer que os 30 segundos clássicos da propaganda deixarão de existir, já que, as pessoas veem produtos nas séries, nas novelas, e desejam comprar. “É um jeito das pessoas ficarem mais próximas da publicidade.” Outra oficina ligada à área de publicidade foi a de mascotes publicitários.  “Associar um mascote a uma marca ainda é bem importante, a semiótica é muito importante nessa compreensão e é isso que estamos conversando aqui.”, explicou a professora Cláudia Ribeiro.

Os apaixonados por HQs puderam aprender um pouco mais sobre a história desse formato através da fala do professor Adriano Nouman. “Além do meu interesse pelo tema, acho importante saber sobre sua importância, já que, os quadrinhos são os responsáveis pela alavancada nas vendas dos jornais na virada do século XIX para o XX. Os HQs são extremamentes importantes para a compreensão da cultura como um todo”.

IMG-20181022-WA0012
Adriano Nouman

A importância da pesquisa e da escrita

São muitos os alunos que “aguardam ansiosamente” o momento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou tem interesse em fazer iniciação científica. A professora Érika Caramello organizou uma mostra com TCCs de Rádio, TV e Vídeo e o professor Bruno Casalotti trouxe alunos para relatarem suas experiências na elaboração de pesquisas acadêmicas.

Henrique Guilherme, 4º semestre de Rádio, TV e Vídeo estuda a série Twin Peaks, da década de 90 sobre a quebra dos paradigmas da TV. Já a aluna Stefany Gomes do último semestre de Audiovisual faz uma análise de como as cores colaboram com a narrativa sócio crítica, baseando em dois teóricos do filme O menino e o mundo, do diretor Alê Abreu.

Para fechar as oficinas da manhã, a professora Loreni Valdez, abordou a revitalização da norma culta da língua de forma descomplicada e interessante. Segundo a docente, o jeito de você falar diz muito sobre você. “Existem empresas que ainda pensam que a imagem da empresa pode ser arranhada por uma língua portuguesa não bem elaborada. ”

Confira o vídeo da cobertura:

 

Este foi primeiro dia da Semana de Comunicação – que vai de 22 a 26 de outubro – nos campus Morumbi e Ana Rosa, nos períodos manhã e noite. 

A programação completa poder ser acessada no: https://aicomfiam.net/2018/10/15/fiam-faam-promove-a-oitava-edicao-da-semana-da-comunicacao/

[1] Alunos do sexto e segundo semestre do curso de Jornalismo e estagiários da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Aluno do sétimo semestre do curso de Jornalismo e estagiário da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[3] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s