“Ação Saúde mostra o engajamento da FMU|FIAM-FAAM em projetos sociais”, diz reitor

 O evento, que foi realizado no campus Santo Amaro, contou com a presença de professores, alunos e moradores da região

Por Gabriela Cristina [1]

Edilaine Felix [2]

 

Na última sexta-feira, 19 de outubro, os cursos da área da saúde da FMU ofereceram mais de 20 atendimentos para a comunidade local gratuitamente.

Presente no evento, o reitor do Complexo Educacional da FMU|FIAM-FAAM, Manuel Nabais da Furriela, diz que a ação, que já é conhecido em toda a região “é importante porque mostra o engajamento da FMU-FIAMFAAM em projetos sociais e atendimento à comunidade em  uma clara demonstração do compromisso dos professores e alunos com questões sociais e de saúde pública”.

Além disso, ele também considera que a XVII Ação Saúde é a oportunidade de comemorar os 50 anos da instituição, que foi fundada em 1968.

A coordenadora do curso de Biomedicina, Daniela Vidotti destaca que os exames de Hepatite C e HIV, por exemplo, foram realizados por alunos de Biomedicina em parceria com a Associação dos Portadores de Hepatite C. Ela lembra que os testes são simples rápidos e de extrema importância, pois quanto mais precocemente as doenças forem detectadas maiores são as chances de tratamento.

ação saude_veterinária
tenda da medicina veterinária para atendimento de animais

Exames físicos, orientação nutricional, de obesidade, orientação para prevenção de parasitas e de outras doenças específicas, foram alguns dos exames realizados pela equipe de medicina veterinária, que faz entre 100 e 200 atendimentos durante o evento. “Se encontramos alguma alteração no animal encaminhamos para tratamento”, diz a coordenadora do curso de medicina veterinária, Ana Claudia Balda.

Portas abertas

A líder em extensão e responsabilidade social da FMU, Rogéria Ventura, destaca a importância de abrir as portas da faculdade para receber a comunidade. Segundo ela o evento tem a participação de multiprofissionais, coordenadores de cursos, professores e alunos, além de todo o processo de divulgação para a comunidade local, nesta que “ é a maior edição realizada até hoje”.

 

De acordo com a professora do curso de fonoaudiologia, Maria Beatriz Baruzzi, o evento também é importante para que os estudantes possam saber como atender o público, porque “e a ter sensibilização”

Para o estudante do 2º semestre de odontologia, João Victor de Almeida Souza, o mais importante é “a questão de atender a comunidade, de ter empatia e ajudar o outro”. Segundo ele, os estudantes da área da saúde têm que a pensar sempre no próximo.

ação saude_saúde bucal
Alunas do segundo semestre de Odontologia fazem conscientização bucal durante o evento

[1] Aluna do quarto semestre de Jornalismo e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s