# ESPECIAL 50 ANOS FMU Alunos da FMU lideram ranking de atendimentos IRPF de 2018

Atendimento dos alunos de Ciência Contábeis beneficia Pessoas Físicas e Microempreendedores Individuais

Por Luiz Alberto Rheda Neto [1]

Edilaine Felix [2]

O curso de Ciência Contábeis do Complexo Educacional FMU|FIAM-FAAM lidera o ranking de Declaração Imposto de Renda 2018 do Estado de São Paulo, com 532 atendimentos a pessoas físicas e microempreendedores individuais. O número leva em consideração as declarações recebidas pela Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo (DERAT) até 27 de abril.

Os atendimentos são realizados no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), no Global Office da Casa Metropolitana do Direito, no campus Liberdade. Inaugurado há um ano e meio para atender questões relacionadas a tributos federais, como o Imposto de Renda, o Núcleo é usado como referência pela Receita Federal e já rendeu frutos.

Gráfico

O Complexo firmou recentemente um  convênio com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo para lidar com demandas relacionadas a tributos estaduais. Em breve, os atendimentos serão realizados todos os dias da semana a partir das 16h00, e  não mais às segundas, quartas e sextas-feiras, como acontece hoje.

Atendimento 

Além dos alunos, o Núcleo também foi bem recebido pela população. Conforme dados da DERAT, a FMU ocupa o primeiro lugar no ranking com mais que o dobro de atendimento do segundo colocado.

Para o professor Gilberto Cerullo, responsável pela coordenação do NAF, a liderança no ranking é resultado da qualidade do serviço prestado, que garante que as pessoas retornem. Questionado sobre os planos para os os próximos anos afirma que “a meta é aprender com as experiências e aperfeiçoar cada vez mais para continuar prestando um serviço de qualidade à sociedade”.

Mais do que uma oportunidade de aplicar no dia a dia a teoria da sala de aula, a criação do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil é uma forma de o Complexo reforçar a importância da empregabilidade.

Luma Lopes, aluna do sexto semestre, conseguiu estágio na Receita Federal por meio da sua atuação no NAF. “Além de agregar conhecimento, essa oportunidade de atuar aqui abriu muitas portas”, relata.

Pódio

Ostentar o título de primeiro colocado no ranking não é motivo para se orgulhar apenas da qualidade técnica do curso, conforme afirma Edson Pereira de Brito, coordenador do curso de Ciências Contábeis da instituição. Para ele “é gratificante ver, não só o papel profissional que os alunos vêm desempenhando, mas também o papel social que lhes cabe”.

Apesar de o serviço prestado à população ser gratuito, a instituição recomenda aos beneficiados a doação de um quilo de alimento não perecível.

Global Office
Global Office no Prédio de Direito. (crédito: Luiz Alberto Rheda Neto)

Nesse ano, foram doados 100 quilos de alimentos à Ação Solidária da Igreja Adventista do Sétimo Dia, do bairro da Liberdade, que monta cestas básicas e as distribui para famílias carentes da região central.

Segundo Ítalo Sousa, pastor da instituição religiosa, a doação contribui para que a ação solidária seja ampliada. ” Os alimentos recebidos do NAF são importantes porque nós conseguimos atender mais pessoas” afirma.

 

[1] Aluna do quinto semestre de Jornalismo e estagiário da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s