FIAM-FAAM realiza primeiro Encontro de Moda e Design 

Evento apresentou estudos feitos pelos alunos e professores da instituição

Por Luiz Alberto Rheda Neto  e Caique Reis [1]

Edilaine Felix [2]

 

O Centro Universitário FIAM-FAAM promoveu, entre os dias 2 e 4 de outubro, no campus Vila Mariana, a primeira edição do Design Fashion Sense. O encontro, que teve o objetivo de fortalecer o elo entre indústria, mercado e academia, contou com a participação de alunos da graduação, pós graduação e professores da instituição.

Para Natália Rosa, professora da disciplina de Moda e Sustentabilidade e anfitriã do segundo dia de encontro, o evento é uma oportunidade para ampliar os horizontes dos alunos. “Quem participa, além de estudar o que é produzido pelos colegas da faculdade, adquire uma visão maior sobre o curso, porque vai conhecer novas áreas de atuação”, relata ao fazer um balanço do que foi apresentado.

design1
Palestra do segundo dia do evento. crédito: Luiz Alberto Rheda Neto

No evento foram discutidos temas como desenvolvimento de produto, empreendedorismo, inclusão e diversidade.

Eleida Pereira, professora de Design da instituição, apresentou a pesquisa que fez para Associação Brasileira de Neurologia. “Quis trazer o problema da dificuldade de comunicação das pessoas com deficiência para que os alunos possam ver que designers também podem trabalhar com saúde”, explica.

Compartilhar com os colegas o resultado da pesquisa é o que motiva Diego Zadoroguoi, aluno do sétimo semestre de Design de Produto. “Fazer chegar às pessoas esse conhecimentos, conectá-las a essa tecnologia  é o mais legal”, responde ao ser questionado sobre a importância da iniciativa para os alunos da graduação.

Diego apresentou a pesquisa, que faz desde 2016, sobre o uso de cogumelos como matéria prima na fabricação de roupas, móveis e na construção civil. Na ocasião, os presentes tiveram contato com uma peça feita com cogumelos que ele fabricou no estágio com os integrantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), durante a Bienal.

A próxima edição do Encontro Design Fashion  Sense, programada para 2019, já é esperada por alunos e professores. “Foi enriquecedor e, sem dúvida, na próxima edição participarei”, diz João África, aluno do quarto semestre de Moda, que participou do encontro.

 

[1] Alunos do quinto semestre de Jornalismo e estagiário da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s