Semana Estado de Jornalismo debate temas da atualidade com alunos de todo o país

Temas variados foram abordados nos quatro dias de evento

Por Rai Maximiliano Barbosa da Silva [1]

Edilaine Felix [2]

Estudantes de todo o Brasil participaram, entre os dias 25 e 28 de setembro, da Semana Estado de Jornalismo, promovida pelo jornal O Estado de S. Paulo, com palestras exclusivas com alguns nomes da profissão.

Assim como ocorreu nos anteriores, o autor da melhor matéria, cujo tema foi “Iniciativas para uma sociedade mais plural e inclusiva”, foi premiado com uma bolsa de estudos de um semestre na Universidade de Navarra, um laptop, além de ter seu trabalho publicado no Estadão. Os demais finalistas receberam um laptop.

Temas variados foram abordados nos quatro dias de evento. Na segunda-feira, o destaque ficou com o compartilhamento dos bastidores, tanto nas reportagens como em cobertura eleitoral. Na quarta-feira, as mulheres tiveram vez, com palestras sobre empreendedorismo, cobertura de casos de assédio dentro das redações e jornalismo comunitário.

redação palestra
Premiação durante a Semana Estado de Jornalismo (crédito: Rai Maximiliano Barbosa da Silva)

Na quinta-feira,  o debate foi sobre jornalismo investigativo, transição para plataformas digitais e checagem de dados. No último dia, a discussão girou em torno do combate às fake news e podcasts como plataforma de comunicação. Jornalistas como Alana Rizzo, Ângela Bastos (Diário Catarinense), Priscila Hernández Flores (Connecta – Colômbia), Gil Castelo Branco (Contas Abertas), Tai Nailon (Aos Fatos) e Breno Pires (Estadão) estiveram nas palestras.

Para Carla Miranda, editora de desenvolvimento editorial do jornal, a Semana Estado de Jornbalismo funciona com um “start” para os estudantes. “A gente compartilha nas palestras o que é mais relevante e o que é discutido dentro das redações”. Carla também falou sobre as várias possibilidades de prestação de serviços. “Hoje o jornalismo é mais legal do que na época que eu comecei. Nos dias atuais, várias ferramentas  estão disponíveis e são complementares ao texto.”

Ao término de cada palestra, os alunos visitaram a redação do jornal. No período matutino, os estudantes tiveram workshops com funcionários do jornal e os mais engajados no Twitter ganharam brindes no final.

 

[1] Aluno do sexto semestre de Jornalismo, participou da Semana Estado de Jornalismo.

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s