Portal reúne crônicas de grandes autores brasileiros

Autores consagrados como Rubem Braga e Clarice Lispector integram o Portal da Crônica Brasileira

Por Larissa Alves [1]

Edilaine Felix [2]

Em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Instituto Moreira Salles lançou o Portal da Crônica Brasileira, site que reúne crônicas de grandes autores do gênero no país. O portal disponibiliza mais de 2.500 textos escritos por Clarice Lispector, Rubem Braga, Antônio Maria, Rachel de Queiroz, Paulo Mendes Campos e Otto Lara Resende.

O portal da Crônica Brasileira nasceu a partir do desejo de revigorar páginas que chegavam aos leitores em diversos periódicos, especialmente, nas décadas de 1950 e 1960, era de ouro da crônica no Brasil.

Os textos disponíveis no site foram originalmente publicados na imprensa e guardados em recortes de jornais e revistas, tanto pelos autores quanto por seus familiares. Por isso, a maioria das crônicas disponibilizadas no portal são digitalizações dos recortes originais e alguns desses arquivos possuem rabiscos e anotações dos próprios cronistas. Já no caso de escritores, como Antônio Maria, que não preservou nada, são apresentadas transcrições de textos publicados em livros.

Além disso, o portal disponibilizará crônicas em arquivos de áudio, que permitirá que deficientes visuais tenham acesso ao conteúdo do site. A primeira crônica neste formato foi “Meu Ideal seria escrever”, de Rubem Braga, que foi lido pelo poeta Eucanaã Ferraz. A expectativa é que seja adicionado um arquivo neste formato a cada mês.

Em breve devem ser inseridos ao portal crônicas de outros autores, como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino e Vinicius de Moraes. O endereço do Portal da Crônica Brasileira é https://cronicabrasileira.org.br/

 

[1] Aluna do quarto semestre de Jornalismo e estagiária da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s