Aplicativo facilita a vida de quem quer pedalar

 App tem mais de 100 mil downloads na playstore e a empresa tem 2 mil bicicletas

Por Luan Peixoto [1]

Edilaine Felix [2]

Se você mora ou esteve na cidade de São Paulo no último mês, provavelmente deve ter visto uma bicicleta amarela em algum lugar, seja no meio de uma praça, em um terminal de ônibus, saídas de metrô ou até mesmo na calçada. Até pouco tempo atrás isso não era comum.

Para conseguir pegar uma bike emprestada, você deveria encontrar uma estação de empréstimo e já ter realizado o cadastro em sites como Bike Sampa ou Ciclo Sampa, que são responsáveis pelos empréstimos de bicicletas vinculados aos bancos Itaú e Bradesco.

A alternativa para o problema de encontrar uma estação de aluguel de bikes surgiu no dia 2 de agosto, quando o aplicativo de empréstimo de bicicleta Yellow foi inaugurado, disponibilizando 500 bikes na região Oeste da cidade por meio de seu aplicativo para celular.

O diferencial, além dos preços (R$ 1,00 por 15 minutos), é o fato de não ter posto de devolução fixo, pois com o GPS do aplicativo, o usuário encontra a bicicleta mais próxima de sua localização e após pedalar, ele trava a bike e a deixa em um lugar onde outras pessoas poderão usa-la.

Para Romero Santos, um dos fundadores do grupo Pedal Paulista, que promove passeios para ciclistas a 14 anos na cidade de São Paulo, “o aplicativo pode ajudar iniciantes a começarem a pedalar, e quem sabe, largarem os carros em casa para saírem de bicicleta”.

Wesley Rodrigues, que passou a utilizar o aplicativo recentemente, diz que ele é útil principalmente para quem não tem bicicleta e gosta de pedalar, porém ele reclama que nem sempre encontra bicicletas próximas.

Como medida contra essa falta de bicicletas, o app limitou a sua área de atuação temporariamente. No momento as bicicletas amarelas então disponíveis nos bairros: Jardins, Pinheiros, Vila Madalena, Butantã, Jaguaré, Vila Leopoldina, Moema, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Indianópolis, Campo Belo e Santo Amaro.

O aplicativo já conta com mais de 100 mil downloads na playstore e a empresa, que conta hoje com 2 mil bicicletas, espera disponibilizar 20 mil na cidade de São Paulo até o final do ano, chegando em 2019 em outras cidades do estado.

 

[1] Aluno do quarto semestre de Jornalismo e estagiário da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s