#FIAM na Intercom 2018

em

Professores e alunos participam do maior Congresso de Comunicação do país

 

Por Luiz Alberto Rheda Neto [1]

Por Fabiana Gomes [2]

Carla Tôzo [3]

A 41º edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que esse ano ocorreu em Joinville entre os dias 2 e 8 de setembro, contou com a participação de alunos e professores do Complexo Educacional FMU / FIAM FAAM. No evento, que teve como tema Desigualdades, Gêneros e Comunicação, foram apresentados trabalhos desenvolvidos na instituição.

As professoras Carla Tôzo, Edilaine Felix e Maria Lúcia da Silva falaram sobre Educação antirracista como prática reflexiva na formação de jornalistas. O público teve a oportunidade de conhecer a Revista Dumela, uma criação do Núcleo de Estudos Étnicos e Raciais (NERA), do qual as três professoras fazem parte. A revista, que além da boa recepção que teve por parte da reitoria e dos alunos da FMU|FIAM FAAM, agora é conhecida por pesquisadores de todo o país.

Edilaine, Carla e Maria Lúcia

Além de todo o aprendizado e troca de experiências no maior evento de comunicação do país, o Congresso foi especial por homenagear José Marques de Melo, falecido esse ano. Marques de Melo, idealizou o Intercom em 1977, foi o primeiro doutor em Jornalismo do Brasil e um dos principais teóricos da comunicação do país.

“Eu tive aula com José Marques. Fiquei bem emocionada com a homenagem porque, quando estudei, ele já estava velhinho. Tinha parkinson e, geralmente, ele dava aula sentado”, relembra Fabíola Tarapanoff que foi aluna dele durante o doutorado.

A alegria da professora também foi reforçada pela presença de dois alunos orientados por ela. Durante a ocasião, Fabíola apresentou o artigo “O estranho mundo de Tim Burton: influências da literatura gótica e do Expressionismo alemão em Edward-Mãos –de-Tesoura e Frankweenie”. Na obra, ela faz uma análise das duas produções cinematográficas de acordo com a Jornada do Herói e evidencia a inspiração Expressionista delas.

Elisabete, Fabíola e Deivison

Com as mudanças no meio jornalístico, a pesquisa acadêmica abre a possibilidade para os graduados em Jornalismo para além das redações. “É importante considerar que os alunos da graduação além de estarem de olhos voltados para o mercado, também canalizarem suas energias à iniciação científica e à reflexão sobre a própria profissão”.

A observação é de Deivison Brito, aluno recém-formado em Jornalismo, que apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre a “Música Cristã Contemporânea: identidades, discursos e apropriações”, que busca evidenciar os novos sentidos, manifestações e apropriações culturais que os artistas da música cristã contemporânea vêm utilizando em produções recentes.

A aluna Elisabete Dieguez Bravo debateu sobre o feminismo com o artigo “A Mulher Maravilha e a influência feminista”. A obra é resultado da iniciação científica em que analisa as transformações sofridas pela super-heroína no último século.

Quando questionada sobre a importância da participação no evento, Elisabete afirma que esse foi um passo importante em sua vida acadêmica e jornalística. “O contato com pesquisadores, a troca de informações foi realmente enriquecedora. Assistir às apresentações de mestres, doutores que dedicam às experiências em comunicação ampliou minha visão de mundo”.

Em 2019, o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação acontecerá na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, com o tema “Fluxos Comunicacionais e a Crise da Democracia”.

[1, 2] Alunos do quinto semestre de Jornalismo e estagiários da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[3] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s