Seminário debate fake news e eleições 2018

Notícias falsas que são disseminadas através das redes sociais vira preocupação

Por Pamela Ricciardelli [1]

Edilaine Felix [2]

Eleições 2018 e o desafio do combate às fake news foi o tema abordado no Seminário Interprogramas FMU | FIAM-FAAM, realizado em parceria entre o Mestrado em Direito da Sociedade da Informação e o Mestrado Profissional em Jornalismo, na noite de terça-feira (11).

Durante o evento, assistimos a palestra com a jornalista de investigação de dados e editora do Aos Fatos, Bárbara Libório, que cobriu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, as eleições municipais de 2016 e a crise política do governo Michel Temer em 2017.

Barbara detalhou o modo de apuração do Aos Fatos para tratar as notícias falsas que invadem as redes sociais. “É como se fosse uma matéria jornalística mesmo, vamos atrás de dados oficiais e de fontes alternativas, para não ficarmos reféns de um único discurso. Contextualizamos a informação antes de entregar para nosso leitor”, afirma Barbara, que complementa: “Checamos tudo o que nosso leitor manda para nós”.

Ivan Paganotti, docente do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM, destaca que “a fake news é uma doença que precisa ser medicada e tratada”.  A palestra teve intuito de conscientizar e colocar o assunto como problema social, além de debater esse problema que merece atenção maior para que a população saiba identificar essas notícias e rejeitá-las em vez de propagá-las.

 

[1] Aluna do sétimo semestre de Jornalismo e estagiária da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s