FMU | FIAM-FAAM participa do I Encontro Internacional e II Encontro Estadual de Migração e Refúgio

em
Documentário desenvolvido pela instituição faz parte da programação do evento, que acontecerá no dia 19 de junho, no Páteo do Collegio
Por Redação
No dia 19 de junho, a partir das 9h, o Páteo do Collegio será palco do I Encontro Internacional e II Encontro Estadual de Migração e Refúgio, e contará, em sua programação, com o apoio e participação da Escola de Comunicação, Educação, Artes, Design e Moda do Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM, sob supervisão do professor Vicente Darde, na exibição do filme “Em Refúgio – um documentário sobre possibilidades”.

Com duração de aproximadamente 20 minutos, o filme foi dirigido pelo professor Piero Sbragia e conta com 90% da equipe formada por alunos da Escola de Comunicação. O documentário acompanha a rotina de três personagens em refúgio no Brasil, na busca por um futuro melhor. Talal é engenheiro e fugiu da Guerra na Síria com sua família. Ele está estudando na Faculdade de Engenharia da FMU para conseguir a validação de seu diploma no Brasil. Carlos é jornalista e deixou a Venezuela depois de ser sequestrado e ameaçado de morte. No Brasil, trabalha como assistente de cozinha e ainda tem esperanças de trazer toda sua família para cá. Lara é de Moçambique e pretende se naturalizar brasileira. Ela quer casar e construir uma família aqui, longe dos problemas de sua terra natal.

Na conferência, o reitor da instituição, professor Manuel Nabais da Furriela, falará aos convidados sobre o Projeto de Parceria que será assinado entre o Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM e o ACNUR Brasil, que visa desenvolver ações de responsabilidade social em prol das pessoas em situação de refúgio que residem em São Paulo, por meio dos atendimentos à comunidade já realizados por diversos cursos e Escolas do Complexo Educacional FMU/FIAMFAAM. Haverá prestação de serviços comunitários e atendimentos diretamente aos refugiados, por meio das escolas de Saúde, Educação e Direito, a partir de agosto de 2018.

O evento celebrará o dia mundial dos Refugiados com questões relacionadas ao tema “Migração e Refúgio”, e debaterá o relatório mundial do ACNUR “Tendências Globais 2017”, e do Atlas Temático “Migração Refugiada”, da Unicamp.

Promovido pelo Governo do Estado, pelo Comitê Estadual para Refugiados (CER/SP) e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR, conhecido como a Agência da ONU para Refugiados, com o apoio da Unicamp e da FMU, o encontro pretende levar à sociedade questões relacionadas ao tema “Migração e Refúgio”.

Programação
O Encontro terá três painéis técnicos. O primeiro, sob coordenação de Maria Beatriz Nogueira, da ACNUR, abordará “A Experiência do Canadá no Acolhimento dos Refugiados”, com palestra do cônsul do setor de Vistos e Imigração do Canadá, James McNamee.

No segundo painel, Isabel Marquez, da ACNUR, falará sobre a Revista Digital Global Trends – 2017”, sob coordenação de Izilda Alves. Em seguida, exibição do vídeo “Em Refúgio – um documentário sobre possibilidades”, com explanação do reitor do Complexo Educacional FMU/FIAMFAAM, Manuel Nabais da Furriela.

No terceiro painel, o “Lançamento do Atlas Temático da Migração em São Paulo – Migração Refugiada”, sob coordenação de Flavio Antas Corrêa, executivo público do Estado, e palestra da professora Rosana Baeninger, da UNICAMP.

As “ações da Unicamp para os Refugiados” serão apresentadas pelo reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, com participação da assessora do NETP Verônica Coluci Camargo Freire.

O  I Encontro Internacional e II Encontro Estadual Sobre Migração e Refúgio, será dia 19 de junho, das 9h às 13h, no Auditório Espaço da Cidadania – “André Franco Montoro” – Pátio do Colégio, 184- Centro- São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s