“É importante ler sobre a empresa e sobre a vaga”

Recrutadora diz que os padrões de processos seletivos para o público jovem mudou e processos seletivos exigem candidatos a estágio cada mais preparados

Por Rachel de Brito [1]

Edilaine Felix [2] 

De acordo com o Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE), a expectativa para 2018 é de 35 mil novas vagas de estágio para os primeiros meses deste ano, uma alta de 9,4% em relação ao ano passado. Após o período de maior aquecimento do mercado de vagas, o estudante universitário ainda deve ficar de olho em novas oportunidades e  também deve estar sempre preparado para conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

Entre os alunos do ensino superior que buscam uma vaga de estágio há diversas tentativas para compreender como funcionam os processos seletivos. “Eu tento conhecer a empresa e conseguir responder as informações que eles pedem”, conta a estudante de jornalismo, Natalia Macedo, que tem buscado se preparar cada vez melhor para as seleções. “Nas primeiras entrevistas eu não me preparei, só que depois fui entendendo como são os processos e atualmente tenho me preparado melhor”, relata a jovem.

De acordo com Juliana França, coordenadora de projetos da consultoria global de recrutamento especializado em estágios e treinees, Page Talent, os padrões de processos seletivos para o público jovem vem mudando nos últimos anos e, para enfrentá-los, o candidato precisa estar ainda mais bem preparado.

“É importante ler sobre a empresa e sobre a vaga, isso ajuda, principalmente, a se sentir mais seguro. Não deixar de se organizar em relação a prazos e horários também é essencial”, aconselha Juliana.

Para se destacar em um processo seletivo, a porta-voz da consultoria de recrutamento ainda comenta: “quando pensamos em aspectos positivos [de um candidato] é sempre importante nos balizarmos pelo bom senso. Por exemplo: não falar nem muito alto, nem muito baixo, dividir as atividades do grupo por igual e assim por diante”. No que diz respeito ao perfil esperado pelo candidato, Juliana diz que não existe uma fórmula e ainda afirma: “Parece clichê, mas o grande segredo é se preparar com as dicas anteriores e não deixar de ser você mesmo”.

 

[1] Aluna do quinto semestre de Jornalismo e estagiária da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s