11 museus com entrada gratuita em São Paulo

É possível apreciar muita arte e interatividade sem pagar nada em pelo menos um dia da semana

Por Natalia Soares [1]

Edilaine Felix [2]

Quem nunca teve aquela vontade de ir no museu mas lembrou que faltava aquele dinheiro para pagar a entrada?  Mas na capital paulista temos 11 museus com entrada gratuita em um dia da semana. Confira abaixo a lista desses museus.

MASP: O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand tem entrada gratuita todas às terças-feiras. Lá você irá encontrar obras de artistas como Renoir, Rembrant, Botticelli, Velázquez, Ticiano, Degas e Manet. O horário de funcionamento é de terça a domingo das 10 horas às 18 horas, às quintas-feiras, o museus abre às 10 horas e fecha às 20 horas. O Masp fica na Avenida Paulista, 1578.

Museu de Arte Moderna: Contém um acervo de quase cinco mil obras de pintores como Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Pablo Picasso, além de galerias, ateliês, biblioteca, auditório e loja onde você pode comprar réplicas das peças do local. O dia de entrada gratuita é aos sábados e o horário de funcionamento é das 10 horas às 18 horas de terça a domingo. Fica localizada na Avenida Pedro Álvares Cabral, dentro do Parque do Ibirapuera.

Catavento: Se você gosta de interatividade então este é o museu perfeito para você. Com quatro mil metros quadrados, o museus é dividido em quatro instalações: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Em cada um é possível interagir com o tema e vai desde jogos eletrônicos a filmes em 3D. Para curtir sem pagar nada, sábado é o dia de entrada gratuita. O museus abre às 9 horas e fecha às 17 horas de terça a domingo. Seu endereço é Parque Dom Pedro II – Avenida Mercúrio, Brás.

Pinacoteca: Conceituado como o museu de arte mais antigo de São Paulo, tem cerca de nove mil obras que mostram a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Aos sábados a entrada é de graça e o museu oferece um audioguia gratuito para os visitantes. De quarta a segunda o horário de funcionamento é das 10 horas às 18 horas e o museu fica localizado na Praça da Luz – Luz, região da central da capital paulista.

Museu da Imagem e do Som: Famoso por ter exposições diferentes e bem elaboradas, contém mais de 200 itens e possui uma programação diversa. Entrada gratuita às terças-feiras e o museu abre às 10 horas e fecha às 21 horas de terça à sábado. Localizada na Avenida Europa, 158 – Jardim Europa.

MIS
Maio Fotografia no MIS 2018 Crédito: Facebook / MIS

Museu da Imigração: Seu objetivo é preservar toda a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes. Um exemplo são os italianos que vieram ao nosso país e deixaram muitas marcas em nossa história, política e cultura. Lá é possível entender todo o processo de imigração. Sábado é o dia de entrada grátis e o horário de funcionamento é das 9 horas às 17 horas de terça a sábado. O museu encontra-se na Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca.

Museu Afro Brasil: Localizado dentro do Parque do Ibirapuera, entrada pelo Portão 10, este museu tem como proposta ser um centro cultural com manifestações artísticas como cinema, fotografia, música, dança e teatro. A ideia é consagrar o museu como um centro de reflexão e documentação histórica, artística e etnológica do universo cultural negro no Brasil. A entrada é gratuita aos sábados. O horário de funcionamento é das 10 horas às 18 horas de terça a domingo.

Museu de Arte Sacra: Este museu se dedica a recolher, classificar, catalogar e expor objetos religiosos. Seu acervo começou a ser reunido em 1907 pelo primeiro arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, que recolhia imagens sacras de igrejas e capelas de fazendas que começaram a ser demolidas depois da Proclamação da República. Aos sábados a entrada é grátis e o museu abre às 9 horas e fecha às 17 horas de terça a domingo. Está localizado na Avenida Tiradentes, 676 – Luz.

Museu da Casa Brasileira: Com um magnífico jardim com 6.600 metros quadrados, ideal para se sentir mais próximo da natureza, o museu mostra as questões das moradias no Brasil por meio do design e da arquitetura. Seu endereço é na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardins e o horário de funcionamento é das 9 horas até às 17 horas de terça a domingo. A entrada é gratuita aos sábados.

Museu de Arte Contemporânea: O famoso museu projetado por Oscar Niemeyer fica dentro do Parque Ibirapuera e contém um espaço para diferentes eventos e exposições de São Paulo. O melhor de tudo é que a entrada é gratuita todos os dias! De terça-feira o museu abre às 10 horas e fecha às 21 horas. De quarta a domingo é das 10 horas até às 18 horas.

exposicao-de-longa-duracao-credito juan guerrra
Exposição de longa duração do Museu do Futebol (crédito: Juan Guerra)

Museu do Futebol: O museu que fica dentro do estádio do Pacaembu mostra a história do futebol com muita interatividade. É possível conferir curiosidades sobre o futebol, narradores e até treinar um chute virtual. Entrada gratuita às terças-feiras. Terça a sexta o museu abre às 9 horas e fecha às 17 horas. Sábado e domingo é das 10 horas até às 18 horas.

 

 

[1] Aluna do terceiro semestre de Jornalismo e estagiária da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s